Foram anunciadas pelo governo federal, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, algumas novidades para o programa Bolsa Família no mês de junho.
Além do valor fixo de R$ 150 que tem sido disponibilizado para crianças de até seis anos, serão pagos novos adicionais a partir deste mês. Os pagamentos são efetuados nos últimos 10 dias úteis de cada mês, com base no último número do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Dessa forma, o responsável familiar que recebe o benefício em uma conta poupança social digital pode movimentar o valor através do aplicativo Caixa Tem ou realizar saques nos canais disponibilizados pela Caixa. Mas, é possível sacar o benefício sem cartão? Entenda a seguir.
Como sacar o Bolsa Família sem cartão?
Não é obrigatório possuir o cartão do Bolsa Família para realizar saques. Na realidade, esse instrumento oferece facilidades para receber o benefício, permitindo que o saque seja feito em caixas eletrônicos ou por meio da função débito.
Isso significa que é possível fazer compras em estabelecimentos e efetuar o pagamento usando o débito, com o valor sendo deduzido da conta do Caixa Tem.
No entanto, nem todos os beneficiários possuem o cartão do Bolsa Família, seja porque ainda utilizam a versão antiga sem chip ou porque ainda não receberam a substituição. Ainda assim, é possível resgatar o dinheiro do benefício utilizando os seguintes métodos:
Optando pelo saque sem cartão no Caixa Tem
Caso necessite do dinheiro em espécie, o cidadão pode acessar o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS) e buscar pela opção “gerar código de saque”. Em seguida, é necessário se dirigir a uma agência bancária próxima para efetuar o saque.
É importante ressaltar que o código possui um prazo de validade, portanto é recomendado estar próximo à agência quando gerar o código. Ao chegar no caixa eletrônico, deve-se selecionar a opção “saque sem cartão” e inserir o código fornecido pelo aplicativo.
Saque com documento nas lotéricas ou agências da Caixa
Outra opção é comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal, dentro do horário de funcionamento, portando um documento com foto.
Nos guichês de atendimento, que funcionam das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira, o cidadão receberá uma senha e aguardará até ser chamado no guichê.
Apresentando os documentos necessários para comprovar que é titular do benefício, será possível receber o dinheiro. Essa mesma opção está disponível em casas lotéricas.
No entanto, se o beneficiário possuir o cartão do Bolsa Família (versões antigas) ou do Auxílio Brasil, poderá comparecer a um caixa eletrônico para acessar os valores disponíveis. Basta utilizar os cartões da mesma maneira que utilizaria o cartão atual, mesmo que sejam antigos.
Datas de pagamento do Bolsa Família em junho de 2023
As parcelas do programa referentes ao mês de junho serão pagas dentro do período compreendido entre os dias 19 e 30, sendo possível efetuar o saque no prazo máximo de 120 dias após a data indicada. Veja abaixo as datas de liberação de acordo com o final do NIS:
- Beneficiários com NIS final 1: depósito da parcela em 19 de junho;
- NIS final 2: depósito da parcela em 20 de junho;
- NIS final 3: depósito da parcela em 21 de junho;
- NIS final 4: depósito da parcela em 22 de junho;
- NIS final 5: depósito da parcela em 23 de junho;
- NIS final 6: depósito da parcela em 26 de junho;
- NIS final 7: depósito da parcela em 27 de junho;
- NIS final 8: depósito da parcela em 28 de junho;
- NIS final 9: depósito da parcela em 29 de junho;
- NIS final 0: depósito da parcela em 30 de junho.