Cadúnico: como saber se já estou inscrito no banco de dados?

Consultar a sua inscrição no Cadastro Único é fundamental para garantir o acesso aos programas sociais do governo federal. Veja como saber se você está inscrito nesta base de dados.

O Cadastro Único para Programas Sociais, também conhecido como CadÚnico, é uma plataforma que coleta, processa, sistematiza e compartilha informações sobre famílias de baixa renda no Brasil.

continua depois da publicidade

Uma de suas principais finalidades é servir como base de dados para o acesso e integração aos programas sociais do Governo Federal destinados ao atendimento da população mais pobre.

Por meio dessas informações, é possível identificar as famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos e garantir que elas tenham acesso aos benefícios sociais. Veja a seguir como se inscrever no CadÚnico e como saber se você foi incluído neste banco de dados.

Quais benefícios você pode ter acesso através do CadÚnico?

Leia também

O Cadastro Único é um critério fundamental para acessar diversos programas sociais atualmente, sendo os principais:

continua depois da publicidade
  • ID Jovem;
  • Bolsa Família;
  • Minha Casa, Minha Vida;
  • Isenção de taxas em concurso público e vestibular;
  • Carteira do Idoso;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Sisu e cotas em Universidades públicas;
  • Auxílio Gás.

Os estados e municípios também podem utilizar o Cadastro para determinar a elegibilidade de uma pessoa para seus próprios programas sociais. Podem se inscrever nesta base de dados:

  • Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo;
  • Famílias com renda familiar mensal de até três salários mínimos;
  • Famílias com renda acima desses valores, desde que recebam ou desejem se inscrever em programa ou benefício que utilize o Cadastro Único;
  • Pessoas em situação de rua, independentemente da renda familiar.

Como se inscrever no CadÚnico?

A inscrição no CadÚnico pode ser feita através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua região. Os documentos obrigatórios que devem ser apresentados durante a visita incluem CPF, Título de Eleitor e RG original do Responsável Familiar e demais membros que morem na mesma residência.

continua depois da publicidade

Além disso, caso haja filhos na família, é necessário apresentar Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação e Comprovante de Matrícula Escolar. Além dos documentos mencionados, outros, como a Carteira de Trabalho ou o NIS (Número de Identificação Social), também podem ser solicitados.

Também é possível fazer a pré-inscrição por meio do aplicativo oficial (disponível nas versões Android e iOS), ao inserir os dados de todas as pessoas do grupo familiar. Posteriormente, é necessário apenas confirmar essas informações pessoalmente, o que pode acelerar o processo. É importante destacar que essa etapa de pré-cadastro não é obrigatória.

Como saber se já estou inscrito no banco de dados?

Existem duas formas principais de verificar se você foi incluído no Cadastro Único. A primeira é por telefone, ligando gratuitamente para o Ministério da Cidadania no número 121, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

continua depois da publicidade

A outra maneira é através do site ou aplicativo do Cadastro Único, onde você pode fazer uma consulta simples inserindo informações como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município onde reside.

Na consulta simples, você poderá ver o código de cadastro, a atualização dos dados, informações do Responsável Familiar e dos membros da família, além do prazo para a próxima atualização.

Já na consulta completa do cadastro, você terá acesso aos dados detalhados do Responsável Familiar, membros da família, endereço de residência e informações relacionadas às despesas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade