Teve o BPC suspenso? Veja o que fazer para não perder o benefício

O BPC pode ser suspenso quando o beneficiário deixa de atender aos critérios de elegibilidade, mas existem procedimentos para não perder o benefício dentro do prazo previsto.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) é o principal programa assistencial da Previdência Social, mas é possível que o repasse seja suspenso quando o beneficiário não atende aos critérios de elegibilidade. Dessa maneira, existem procedimentos a serem atendidos para não perder acesso aos valores.

continua depois da publicidade

Atualmente, mais de 4,25 milhões de brasileiros estão vinculados à iniciativa, recebendo mensalmente uma parcela equivalente ao salário mínimo, com base no piso nacional vigente. Sendo assim, é importante estar atento aos procedimentos de revisão dos cadastros e as regras do programa. Saiba mais informações a seguir:

BPC suspenso: o que fazer para não perder o benefício?

Desde o ano passado, o Ministério da Cidadania e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão trabalhando com a solução automatizada de inclusão do Cadastro Único para os beneficiários que tiveram o BPC suspenso em decorrência da falta de cadastramento. Dessa forma, o beneficiário com o pagamento suspenso que realizar a inscrição novamente não precisa comparecer a uma das Agências da Previdência Social (APS) para regularizar a situação.

Leia também

Em todos os casos, os beneficiários poderão acompanhar a reativação e a suspensão do benefício por meio do telefone 135, da Previdência Social, e pelo Meu INSS, disponível para Android e iOS, mas também como site. De acordo com as normas previstas, o beneficiário que estiver com o BPC suspenso deverá providenciar o cadastro em até 60 dias desde a data da suspensão para não perder o benefício.

continua depois da publicidade

Uma vez que os pagamentos sejam cessados, não será possível reativar e o cidadão precisará entrar com uma nova solicitação de inscrição. Ou seja, precisará passar pela perícia médica e social, apresentar os documentos e aguardar o atendimento.

Desde abril de 2023, estão sendo enviadas cartas com Aviso de Recebimento aos beneficiários do BPC que não foram identificados no Cadastro Único. O documento também informa a data limite para a realização do cadastramento, a fim de evitar que o benefício seja suspenso.

continua depois da publicidade

Como funciona o Benefício de Prestação Continuada?

Em primeiro lugar, o Benefício de Prestação Continuada consiste em um benefício assistencial. Portanto, não possui natureza previdenciária e não existe contribuição prévia ao INSS. Por outro lado, não garante acesso aos benefícios do 13º salário da instituição ou a pensão por morte.

Sendo assim, é um programa pessoal, intransferível e vitalício. Para que os cidadãos tenham direito aos pagamentos, é fundamental ser um cidadão brasileiro nato ou naturalizado, ou então uma pessoa com nacionalidade portuguesa que prove a residência no Brasil.

O BPC/Loas atende pessoas com 65 anos ou mais e as Pessoas com Deficiência de qualquer idade, o que inclui as crianças e os adolescentes. Contudo, é necessário atender ao critério de elegibilidade relacionado à renda, pois são contemplados os cidadãos que possuem renda familiar per capita mensal igual ou menor do que um quarto do salário mínimo.

continua depois da publicidade

Para receber o Benefício de Prestação Continuada é necessário possuir as informações atualizadas no Cadastro Único nos últimos 24 meses. Se a inscrição não estiver atualizada, deve-se realizar esse procedimento antes de enviar a solicitação.

As pessoas idosas com 65 anos ou mais e as Pessoas com Deficiência precisam realizar uma perícia médica e social com profissionais do instituto para comprovar que os cidadãos são elegíveis. Para as Pessoas com Deficiência, pode ser solicitado informações complementares, como documentos médicos associados ao diagnóstico.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade