ID Jovem: documento oferece benefícios gratuitos para jovens de baixa renda

Criada em 2016, a ID Jovem oferece aos jovens de baixa renda alguns benefícios gratuitos, além de descontos em determinados serviços. Saiba mais neste texto.

Criada pelo governo federal em 2016, a Identidade Jovem, conhecida também como ID Jovem, é um documento que oferece aos jovens de baixa renda benefícios de meia-entrada em eventos esportivos e artísticos-culturais e, ainda, de vagas com desconto ou gratuitas no sistema de transporte coletivo interestadual. Sendo assim, o documento garante aos jovens de menor poder aquisitivo o acesso à cultura, esporte, lazer e transporte.

continua depois da publicidade

ID Jovem: Quais são os benefícios?

Com a ID Jovem, os jovens de baixa renda têm direito ao benefício de desconto de meia-entrada, ou seja, de 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral em eventos artístico-culturais. Para tanto, basta apresentar o documento no ato da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento. Junto à ID Jovem, é preciso apresentar também o documento de identificação com foto.

Além disso, com a ID Jovem, os beneficiários têm direito a reservar duas vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda. Há o benefício também de reservar duas vagas por veículo com desconto de, no mínimo, 50%, no valor dos bilhetes. Tal redução é concedida após esgotadas as vagas gratuitas.

Leia também

Vale destacar que esse benefício é válido para ônibus, embarcação e trem. Outro ponto de destaque é que o transporte deve ser, obrigatoriamente, interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Sendo assim, o benefício não é estendido a deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

continua depois da publicidade

Para ter acesso ao desconto, o jovem deve apresentar a ID Jovem no ato da solicitação do bilhete de jovem junto com o documento de identificação com foto.

Tal benefício também está regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Resolução nº 5063/2016.

ID Jovem: Quem pode receber?

Para o jovem de baixa renda ser beneficiado com a ID Jovem, é preciso que ele cumpra os seguintes requisitos:

  • Ter entre 15 e 29 anos de idade;
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Ter cadastro atualizado no CadÚnico há pelo menos 24 meses;
  • Ter renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos (R$ 2.640 atuais);
  • Saber o Número de Identificação Social (NIS).

ID Jovem: Como gerar o documento?

Para gerar a ID Jovem, os jovens de baixa renda devem seguir as instruções abaixo:

continua depois da publicidade
  • Primeiro, devem acessar este site;
  • Ao fazer isso, eles devem informar o NIS, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
  • Após, devem clicar em “Gerar ID Jovem”;
  • Com isso, o beneficiário receberá um código;
  • Quando isso ocorrer, ele deve acessar este site, informar o código enviado e, por fim, clicar em “Validar”.

Vale lembrar que os dados devem ser preenchidos exatamente como estão cadastrados no CadÚnico. Os dados desse sistema devem ser iguais aos do documento oficial. Se estiverem diferentes, será preciso comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social do Brasil (CRAS) mais próximo.

continua depois da publicidade

ID Jovem tem validade?

Sim, a ID Jovem tem validade de 180 dias (seis meses), contados a partir da emissão. Após esse prazo, basta o beneficiário gerar novamente o documento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade