Kit Antena Digital: inscritos no CadÚnico têm direito?

O Kit Antena Digital está disponível em todo o Brasil para simplificar o processo de transição para o sinal digital. Veja como solicitá-lo a seguir.

Com o intuito de garantir o acesso às transmissões para a população que possui televisores mais antigos, o governo está disponibilizando gratuitamente o Kit Antena Digital.

continua depois da publicidade

Com ele, todas as pessoas elegíveis terão acesso à TV digital, sem enfrentar interferências causadas pelo 5G. As famílias que ainda utilizam antenas parabólicas precisarão substituir seus equipamentos para receber o Kit Antena Digital, devido ao processo de "limpeza de faixa" na banda C e à transferência do sinal para a banda Ku. Essa medida evitará interferências no sinal nos próximos 18 meses, uma vez que a banda C deixará de existir.

Como é composto o Kit Antena Digital?

O Kit Antena Digital disponibilizado pelo governo é composto por uma série de componentes essenciais para garantir a recepção adequada do sinal digital. Ele conta com um conversor digital, o corpo da antena, um cabo RCA, uma fonte de alimentação, varetas e suporte com mastro, além de parafusos, porcas e arruelas para a instalação.

Leia também

Para assegurar uma conexão confiável, o kit também conta com 8 metros de cabo coaxial. Além disso, é fornecido um controle remoto, juntamente com as pilhas necessárias para o seu funcionamento.

continua depois da publicidade

Quem pode solicitar o benefício?

Para ter direito ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único e possuir equipamentos de televisão antigos em funcionamento. Além disso, as famílias que têm antenas parabólicas em funcionamento também podem se beneficiar.

Há ainda a possibilidade de receber o kit mesmo que a família não possua equipamentos antigos ou antenas parabólicas em funcionamento. Essa medida visa garantir que todas as famílias tenham acesso à televisão digital sem restrições.

Além dos requisitos mencionados acima, é importante destacar que a renda familiar máxima deve ser de até três salários mínimos. Ainda, para ser elegível ao Kit Antena Digital, o beneficiário deve morar em capital brasileira ou em uma cidade com mais de 500 mil habitantes.

continua depois da publicidade

Como solicitar o Kit Antena Digital?

Para solicitar o kit, você deve ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). É possível fazer o pedido de forma online pelo Siga Antenado ou ligando para o número 0800 729 2404.

Ao acessar o site Siga Antenado, aplique as etapas abaixo:

  1. No canto superior esquerdo da tela, localize o menu;
  2. Selecione a opção "Programa de distribuição de kits gratuitos";
  3. Em seguida, clique em "Agende aqui";
  4. Na nova página, escolha a forma de identificação desejada: CPF ou Número de Identificação Social (NIS);
  5. Forneça as informações de identificação pessoal conforme a opção selecionada;
  6. Após fornecer as informações, será necessário responder a um questionário específico;
  7. Em seguida, agende a data e o horário mais convenientes para a instalação do kit;
  8. Nesse momento, um técnico especializado fará uma visita à residência para avaliar se é necessário substituir o equipamento existente ou se é possível adaptá-lo para a recepção do sinal digital.

Por fim, as famílias em situação de vulnerabilidade social que desejam receber o kit devem se cadastrar no Cadastro Único em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima.

continua depois da publicidade

Após a análise do cadastro e a confirmação do direito ao benefício, é possível agendar o recebimento do Kit Antena Digital por meio do site Siga Antenado ou pelo telefone disponibilizado. Conforme informações do Ministério das Comunicações, estima-se que o programa beneficie aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade