Já está liberada, desde o início da semana, a consulta ao extrato do INSS, disponível tanto no site como via aplicativo. Por meio do documento, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social podem conferir quanto vão receber neste mês e, também, se e quando será depositada a primeira parcela do 13° salário, já agendada para 30 milhões dos 37 milhões de segurados.
“Ao todo, 30 milhões de beneficiários vão receber o repasse em duas parcelas, em maio e junho, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do INSS. O investimento total do governo federal é de R$ 62,6 bilhões”, destaca o órgão.
Confira a seguir o passo a passo para acessar o extrato INSS de maio. Saiba quais as datas do calendário regular e do pagamento do 13º salário do INSS, cuja primeira parcela começa a ser paga na próxima quinta-feira (25). Descubra quem tem direito ao abono adiantado.
Calendário INSS: maio e 13º adiantado
Em maio, as datas de pagamento mensal do INSS coincidirão com a primeira parcela do 13º salário do INSS para segurados que recebem um salário mínimo e têm cartão de benefício com dígito final 1. As parcelas serão pagas até 7 de junho.
Já os segurados que recebem mais de R$ 1.320 terão os créditos do 13º do INSS realizados somente em junho, entre os dias 1° e 7. “Essa primeira parte do pagamento do abono vem sem descontos, como o de Imposto de Renda, por exemplo”, explica o Instituto.
Confira todas as datas, válidas tanto para o pagamento regular de maio como para o 13º antecipado:
INSS de maio e primeira parcela do 13º para quem recebe o salário mínimo
- NIS final 1 – benefício + 13º salário liberados na quinta-feira, 25 de maio;
- NIS final 2 – sexta-feira, 26;
- NIS final 3 – segunda-feira, 29;
- NIS final 4 – terça, 30;
- NIS final 5 – quarta, 31;
- NIS final 6 – quinta, 1º de junho;
- NIS final 7 – sexta, 2;
- NIS final 8 – segunda, 5;
- NIS final 9 – terça, 6;
- NIS final 0 – quarta, 7.
INSS de maio e primeira parcela do 13º para quem recebe mais de um salário mínimo
- NIS finais 1 e 6 – benefício + 13º salário liberados em 1º de junho, quinta-feira;
- NIS finais 2 e 7 – sexta, 2;
- NIS finais 3 e 8 – segunda, 5;
- NIS finais 4 e 9 – terça, 6;
- NIS finais 5 e 0 – quarta, 7.
Já a segunda parcela do 13º do INSS será liberada a partir de 26 de junho, com pagamentos agendados até 7 de julho, como explicamos detalhadamente aqui.
“Recebem o abono os beneficiários de aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte”, informa o INSS.
Afinal, como consultar o extrato do 13º INSS?
O órgão decidiu antecipar em quatro dias a abertura da consulta ao extrato INSS. Inicialmente previsto para liberação na mesma data de início dos pagamentos (próxima quinta), o documento já estará disponível neste domingo (21).
É possível acessar o canal Meu INSS, via aplicativo ou site institucional, para realizar as consultas. Ambos exigem cadastro prévio da senha “gov.br”:
- Instale e abra o aplicativo, disponível para dispositivos Android e iOS;
- Se preferir, utilize o site institucional, por meio do portal Meu INSS.
Nas duas opções, a consulta do extrato INSS segue o mesmo passo a passo:
- Clique em “entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e, em seguida, acesse “continuar”;
- Digite sua senha e clique em “entrar”;
- Na página inicial do app ou do site, selecione “extrato de pagamento”;
- Clique na seta ao lado, referente a “pagamento de maio” ou “pagamento do 13º”;
- Uma vez aberto, o extrato informará o valor da parcela mensal (código 101) e, se for o caso, também o 13º salário do INSS (código 104).