Famílias de baixa renda podem receber o Kit Antena Digital; Veja como solicitar

O Kit Antena Digital está atendendo famílias de baixa renda de 439 municípios brasileiros com o serviço de agendamento e instalação da antena parabólica digital. A iniciativa é gratuita, mas existem requisitos para elegibilidade do público.

O Kit Antena Digital faz parte de uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério das Comunicações para modernizar o acesso dos brasileiros em situação de vulnerabilidade digital aos serviços de televisão e telefone. Neste sentido, famílias de baixa renda de 439 municípios podem solicitar o serviço.

continua depois da publicidade

Atualmente, o agendamento e a instalação da antena parabólica digital é realizada gratuitamente, mas existem regras de elegibilidade para realizar a solicitação. Acima de tudo, espera-se combater as interferências nos canais abertos de televisão por satélite com a adesão do sinal 5G no país. Saiba mais informações a seguir:

Como funciona o Kit Antena Digital?

Em primeiro lugar, a substituição da antena utilizada atualmente nas residências é consequência de um processo de desligamento das antenas parabólicas tradicionais. Desse modo, é necessário adotar o modelo digital para ter acesso à televisão, principalmente aos canais abertos.

Leia também

De acordo com as regras de elegibilidade, o Kit Antena Digital é um serviço disponível para as pessoas inscritas em algum programa social do Governo Federal e que possuam inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, é importante ter uma antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento.

continua depois da publicidade

Basicamente, o programa não garante a instalação de uma nova antena nova, porque trabalha com a substituição do sinal antigo pelo mais moderno. Portanto, as famílias que não possuem antenas parabólicas, ou que estão com unidades que não estão funcionando, não serão contemplados.

Ademais, os clientes de televisão por assinatura, mesmo aqueles que utilizem as antenas parabólicas antigas, não precisam realizar nenhuma alteração nos equipamentos que utilizam. Basicamente, o sinal de televisão é fornecido pelas empresas que vendem o serviço, de modo que não serão afetadas quando o sinal tradicional deixar de funcionar.

continua depois da publicidade

Esse também é o caso de quem tem antenas digitais internas instaladas próximas do televisor e as antenas espinhas de peixe, pois a mudança de sinal não afetará na qualidade do serviço de televisão. Os cidadãos podem consultar se os agendamentos e instalações estão disponíveis em sua cidade por meio do site da iniciativa.

A expectativa do Ministério das Comunicações é atender mais de 1,5 milhão de brasileiros de baixa renda. Atualmente, o estado de São Paulo é o que possui mais kits de instalação previstos na divisão entre as federações.

Como realizar o agendamento?

O agendamento do Kit Antena Digital pode ser realizado pelo site do Siga Antenado, responsável pela iniciativa, ou pelo telefone 0800 729 2404 na aba "Distribuição de Kits". Nessa etapa, é necessário apresentar o número do Cadastro de Pessoa Física, ou o Número de Inscrição Social, obtido após inscrição no Cadastro Único.

continua depois da publicidade

Mais ainda, o cidadão deve responder um questionário para identificar se é elegível ao kit da antena digital. Depois de cumprir esses procedimentos, o site redireciona para uma nova página, onde é realizado um atendimento com um dos profissionais responsáveis pelo contato com o público.

Com o auxílio do atendente, você pode escolher uma data para que o técnico vá até a sua casa e realize a instalação da antena digital. Nesse serviço, você pode pedir orientação acerca da retirada e descarte adequado da antena parabólica tradicional antes do período de desligamento.

Como o técnico fará a substituição do equipamento, pode-se solicitar a remoção da antena antiga. Em todos os casos, o cidadão poderá escolher somente o dia da visita com base na disponibilidade dos instaladores.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade