Mais um ano que os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social terão o abono salarial antecipado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto para liberar as parcelas do 13º salário INSS nos meses de maio e junho, conforme calendário estabelecido.
Vale lembrar que esses pagamentos começaram a ser antecipados no ano de 2020, em razão do agravamento da COVID-19. Na época, a medida foi justificada pela crise financeira provocada nos lares pela pandemia. Para muitas famílias, o dinheiro do INSS era a única renda.
Ao todo, 30 milhões de pessoas serão beneficiadas com os pagamentos realizados entre maio e julho, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social. O investimento total será de R$ 62,6 bilhões.
O abono salarial é destinado a quem recebe aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Antes dessas antecipações, os valores eram repassados no segundo semestre de cada ano, entre agosto e novembro.
Calendário de pagamentos do 13º salário INSS
As quantias são repassadas sempre junto com o valor referente ao mês do beneficiário, considerando sempre o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Com a antecipação dos pagamentos, a primeira parcela para os segurados que recebem até um salário mínimo será depositada nas seguintes datas:
- Final do NIS 1: 25 de maio;
- Final do NIS 2: 26 de maio;
- Final do NIS 3: 29 de maio;
- Final do NIS 4: 30 de maio;
- Final do NIS 5: 31 de maio;
- Final do NIS 6: 1º de junho;
- Final do NIS 7: 2 de junho;
- Final do NIS 8: 5 de junho;
- Final do NIS 9: 6 de junho;
- Final do NIS 0: 7 de junho.
A primeira parcela para quem recebe acima do piso nacional seguirá o seguinte calendário:
- Final do NIS 1 ou 6: 1º de junho;
- Final do NIS 2 ou 7: 2 de junho;
- Final do NIS 3 ou 8: 5 de junho;
- Final do NIS 4 ou 9: 6 de junho;
- Final do NIS 5 ou 0: 7 de junho.
Segunda parcela do 13º salário INSS
Não vai demorar muito para os segurados do INSS recebam a segunda parcela do abono salarial, pois os valores serão liberados com a próxima rodada de pagamentos, referente ao mês de junho. Confira as datas para quem recebe até um salário mínimo:
- Final do NIS 1: 26 de junho;
- Final do NIS 2: 27 de junho;
- Final do NIS 3: 28 de junho;
- Final do NIS 4: 29 de junho;
- Final do NIS 5: 30 de junho;
- Final do NIS 6: 3 de julho;
- Final do NIS 7: 4 de julho;
- Final do NIS 8: 5 de julho;
- Final do NIS 9: 6 de julho;
- Final do NIS 0: 7 de julho.
A segunda parcela para quem recebe acima do piso nacional seguirá o seguinte calendário:
- Final do NIS 1 ou 6: 3 de julho;
- Final do NIS 2 ou 7: 4 de julho;
- Final do NIS 3 ou 8: 5 de julho;
- Final do NIS 4 ou 9: 6 de julho;
- Final do NIS 5 ou 0: 7 de julho.
Consulta dos pagamentos do INSS
As consultas dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social podem ser realizadas pelo aplicativo, site ou central de atendimento telefônica.
Disponível para celulares com sistemas Android e iOS, o aplicativo Meu INSS permite a consulta dos benefícios gerenciados. Para acessá-lo será preciso informar o número do CPF e cadastrar uma senha.
O site Meu INSS disponibiliza as mesmas funcionalidades do aplicativo, mas sem a obrigatoriedade de acesso apenas por meio de dispositivos móveis.
Outra maneira de conferir dados do INSS pelo CPF é entrar em contato com a Central 135, com atendimentos disponíveis de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).