Titulares que tiveram o Bolsa Família bloqueado no mês passado têm até 16 de junho para providenciar a atualização do cadastro. É o caso de mais de 1,2 milhão de beneficiários que receberam, em abril, a seguinte mensagem via SMS:
MDS INFORMA – Se você mora sozinho(a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo.
Descubra a seguir o que fazer se você tiver recebido essa mensagem e estiver com o Bolsa Família bloqueado desde abril. Confira o passo a passo para desbloquear o benefício e entenda o que diz o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa de transferência de renda.
Quem teve o Bolsa Família bloqueado?
“Elas [pessoas com parcelas bloqueadas em abril] entraram no cadastro do governo federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. O objetivo da ação do MDS é verificar as famílias que são realmente unipessoais”, pontua o Ministério.
Assim, o foco da nova etapa de revisão está em titulares que moram sozinhos e se cadastraram no último semestre do ano passado, período que registrou recorde de entrada das chamadas famílias unipessoais.
“O ministro Wellington Dias ressalta que a pessoa que realmente mora sozinha pode e deve se manter como unipessoal e que o objetivo não é penalizar ninguém, mas corrigir distorções verificadas no último ano, quando houve uma curva acentuada de registros unipessoais”, destaca em nota o MDS.
Como desbloquear o Bolsa Família?
O desbloqueio para quem tem direito às parcelas do programa não é automático, já que é necessário comparecer diretamente ao posto de atendimento. Confira a seguir o passo a passo indicado pelo governo federal.
É possível, primeiramente, checar o aplicativo do Bolsa Família, que mostrará a seguinte mensagem em caso de bloqueio:
Quem mora sozinho e teve o benefício bloqueado
- Organize sua documentação pessoal e dirija-se ao posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) de seu município;
- Informe que você deseja atualizar o cadastro e assine o termo solicitado, no qual você declara que segue morando sozinho;
- Após a realização do procedimento, aguarde o desbloqueio das parcelas, que serão pagas de forma retroativa, se for o caso.
Quem mora com a família, mas segue cadastrado como unipessoal
“Quem mora com a família e se cadastrou como unipessoal não deve procurar o posto de atendimento agora”, enfatiza o MDS.
Nesse caso, a pessoa deve solicitar o cancelamento de seu cadastro pelo aplicativo do Cadastro Único:
- Acesse o app;
- Entre em “consulta completa” e selecione a opção “cancelar o cadastro”.
“A pessoa pode, depois de cancelar o cadastro, sem pressa, agendar o atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, na família com a qual vive. E, se estiver dentro das regras de recebimento do Bolsa Família, vai poder entrar no programa”, explica o MDS.
Saiba mais: próximas parcelas
Encerrado na semana passada, o calendário de pagamentos mensais será retomado a partir do próximo dia 18, com valores mínimos de R$ 600. As datas agendadas são:
- Parcelas do Bolsa Família de maio – pagamentos liberados de 18 a 31/05, a depender do NIS do titular;
- Junho – 19 a 30/06;
- Julho – 18 a 31/07;
- Agosto – 18 a 31/08;
- Setembro – 18 a 29/09;
- Outubro – 18 a 31/10;
- Novembro – 17 a 30/11;
- Dezembro – 11 a 22/12.