O Cadastro Único do Governo Federal, ou CadÚnico, é uma base de dados governamental que reúne todas as informações essenciais sobre famílias em situação de baixa renda no país, selecionando grupos aptos a entrarem para a listagem de benefícios como o Auxílio Brasil, TSEE, Minha Casa Minha Vida e outros. Para participar, porém, é necessário cumprir uma série de requisitos, e a inscrição no CadÚnico deve ser feita com atenção.
Nesse sentido, após realizar o cadastramento, ainda é necessário retirar um comprovante de inscrição, que consiste na emissão de um documento que prova que o cidadão está realmente inserido no sistema. Existem algumas formas de realizar o procedimento.
Para entender mais sobre a base de dados do governo e sobre a emissão do comprovante, confira todas as informações pertinentes sobre o CadÚnico abaixo.
Inscrição no CadÚnico: sobre a emissão do comprovante
A emissão do documento que pode comprovar a inscrição no Cadastro Único de um cidadão pode ser feita de forma remota, por meio do site da base de dados ou pelo aplicativo. Da mesma forma, é possível fazer o processo presencialmente, por meio dos postos de atendimento do CadÚnico do município de residência do indivíduo.
O comprovante reúne uma série de informações essenciais para garantia da entrada do beneficiário no sistema. São elas:
- Código Familiar;
- Datas de cadastramento (da última atualização cadastral e a data limite para a próxima);
- Faixa de renda familiar;
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número de Identificação Social (NIS) de todos os integrantes da família e do Responsável Familiar (RF);
- Relação de parentesco entre os integrantes da família com o RF.
Como emitir o comprovante de inscrição no CadÚnico?
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o procedimento só pode ser feito por pessoas já inscritas no CadÚnico.
Quanto à realização da emissão, basta acessar o aplicativo ou site do Cadastro Único, informados anteriormente. Feito isso, é preciso clicar, no botão de navegação, em “Comprovante de cadastro”, inserindo as informações solicitadas.
Durante a emissão, é necessário inserir algumas informações, compostas pela documentação em comum para todos os casos. Elas consistem em nome completo, nome da mãe, data de nascimento e estado e município onde a inscrição no CadÚnico foi realizada.
Para retirar o comprovante presencialmente, será preciso comparecer a um posto de cadastramento, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou à prefeitura. Na maioria das vezes, o CRAS realiza o cadastramento das famílias e até mesmo emite o comprovante.
Sobre o CadÚnico
O CadÚnico é a porta de entrada para vários benefícios essenciais do governo, desde que a família cumpra todos os requisitos. Eles envolvem ter renda familiar com até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar de até três salários mínimos. A partir do registro, é possível obter:
- Auxílio Brasil;
- Aposentadoria para cidadão de baixa renda;
- Bolsa Verde;
- Carta Social;
- Carteira do Idoso;
- Isenção de taxas em concursos públicos;
- Identidade Jovem;
- Minha Casa, Minha Vida;
- Programa Cisternas;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Telefone Popular.
Da mesma forma, a maioria dos programas estaduais ou municipais utilizam o sistema como critério de pagamento dos benefícios.