A Identidade Jovem, ou ID Jovem, é um documento essencial para quem deseja garantir acesso a vários eventos esportivos, artísticos culturais e outras vagas gratuitas ou com desconto em vários serviços governamentais. Milhões de brasileiros possuem direito aos benefícios da ID Jovem, e o documento pode ser solicitado pela internet.
Atualmente, a identidade já foi emitida para 3,2 milhões de cidadãos. O país possui uma média mensal de 430 mil carteiras ativas, liberadas para usufruir da isenção do pagamento de taxas e muito mais. Antes de fazer a solicitação, porém, é essencial entender quem pode recebê-la, e como fazer o procedimento.
Quem tem direito à ID Jovem?
O benefício é emitido pela Secretaria Nacional da Juventude, e é destinado aos jovens de baixa renda que tenham entre 15 a 29 anos. Os serviços que podem ser acessados pela ID Jovem são garantidos pelo Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 2013), e vão muito além da meia-entrada em eventos.
Quanto ao quesito de baixa renda, é necessário que os jovens na faixa etária informada pertençam a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, que estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, o CadÚnico deve estar devidamente atualizado no prazo correto, que é de 24 meses.
Cidadãos que não saibam se o cadastro está ou não atualizado devem acessar o site do CadÚnico e conferir. Caso seja necessário revisar os dados, basta clicar em “Atualização cadastral por confirmação”. Vale lembrar que a opção só será apresentada para usuários que sejam o Responsável Familiar (RF) do grupo, que nem sempre são os jovens em busca da carteirinha.
A situação cadastral pode ser acompanhada na página inicial do CadÚnico, por meio da consulta simples ou completa. A atualização dos dados pode demorar até 45 dias para entrar no sistema, bem como na base de dados do ID Jovem. Ela é feita na última semana de cada mês.
Benefícios da ID Jovem
Como informado anteriormente, o documento é amparado pela Lei da Juventude, que é a mesma que garante a regularização do produto. No caso dos benefícios concedidos pela ID Jovem, é possível acessar os seguintes serviços:
- Meia-entrada em cinemas, teatros, jogos de futebol, shows e as demais áreas culturais, como parques naturais, exposições, museus e outros;
- Isenção em concursos públicos e vestibulares de institutos e universidades federais;
- Reserva de assentos em viagens interestaduais. São garantidos dois assentos 100% gratuitos e dois assentos com no mínimo 50% de gratuidade no valor da passagem. Válido para ônibus, barcos e trens de classe convencional.a
Como solicitar o documento
A solicitação da ID Jovem é feita por meio do Cadastro Único, e o procedimento é realizado junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os cidadãos inscritos no CadÚnico e com Número de Identificação Social (NIS) ativo são automaticamente analisados pelo governo, e a partir de então, recebem um login e senha para acesso ao documento.
Tal documento, por sua vez, pode ser acessado pelo aplicativo ID Jovem, que está disponível para sistemas iOS e Android.
O processo também pode ser feito manualmente, na página do governo do benefício. Nela, é preciso informar o NIS, o nome completo, data de nascimento e o nome completo da mãe.
Vale lembrar que a carteirinha possui 180 dias (6 meses) de validade a partir da emissão. Ao expirar, é necessário emitir uma nova no mesmo site ou aplicativo, verificando novamente os requisitos para ser beneficiário.