Famílias de baixa renda podem solicitar o benefício da antena parabólica digital. O serviço é gratuito e a troca de antenas parabólicas é necessária, porque em breve as antenas convencionais vão deixar de funcionar.
Dessa forma, famílias que não fizerem a substituição do equipamento não conseguirão assistir à televisão. O trabalho de substituição é feito pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar e orientar a população durante a mudança de sinal – Banda C (sinal tradicional) para a Banda Ku (das parabólicas digitais).
Quando o sinal do 5G for instalado, famílias com equipamento tradicional terão de enfrentar chuviscos, chiados, além de correrem o risco de a imagem travar ou até mesmo ser interrompida. Por isso, para evitar qualquer interferência no sinal, a antena precisa ser do modelo digital.
Famílias podem solicitar Antena Parabólica Digital
Famílias de baixa renda de cerca de 439 municípios brasileiros podem solicitar a antena parabólica digital de forma gratuita. Entretanto, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando em casa.
Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a troca de sinal. São Paulo é o estado com o maior número de solicitações, seguido de Santa Catarina e Paraná. A troca da antena é necessária por conta da mudança para o sinal 5G.
Com a chegada do novo sinal, a antena deve ser a digital, para que não exista nenhum tipo de interferência de sinal nos canais abertos da televisão por satélite. Vale dizer também que a parabólica digital chega para oferecer som e imagem melhor, além de mais de 100 canais gratuitos.
A estimativa é que mais de 400 municípios brasileiros sejam atendidos. A lista de cidades inclui alguns municípios como:
- Arapiraca (AL);
- Piranhas (AL);
- Itabuna (BA);
- Itacaré (BA);
- Juazeiro do Norte (CE);
- Sobral (CE);
- Anápolis (GO);
- Catalão (GO);
- Itumbiara (GO);
- Jataí (GO);
- Tangará da Serra (MT);
- Dourados (MS);
- Divinópolis (MG);
- Marabá (PA);
- Cascavel (PR);
- Campina Grande (PB);
- Sirinhaém (PE);
- Paraty (RJ);
- Volta Redonda (RJ);
- Mossoró (RN);
- Gramado (RS);
- Blumenau (SC);
- Chapecó (SC);
- Rio Claro (SP).
Como solicitar a antena parabólica digital?
O agendamento da instalação da antena parabólica digital deve ser feito pela família interessada pelo telefone 0800 729 2404 ou também pelo site do Siga Antenado. Para fazer a solicitação, é necessário informar alguns dados pessoais, como o CPF e o NIS.
Quem não fizer a substituição corre o risco de não conseguir assistir mais à TV. Ou então a transmissão poderá conter alguns agentes externos, como chuviscos, imagens turvas ou travadas.
Portanto, com a migração do sinal de TV da Banda C (parabólicas tradicionais) para a Banda Ku (parabólicas digitais), se faz cada vez mais necessário a troca para um equipamento mais atual e com qualidade superior.