O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão responsável por pagar e manter diversos benefícios essenciais para a manutenção do apoio social da população trabalhadora do país. Um dos serviços mais requisitados costuma ser a aposentadoria, recebida a partir de uma contribuição mensal durante certo período. Sua solicitação, por sua vez, pode ser feita pela internet, utilizando a plataforma Meu INSS.
O Meu INSS ajuda milhares de pessoas a conseguirem seus benefícios diariamente, e um dos principais é a aposentadoria. O site foi criado pela Previdência Social em 2018, e a plataforma online disponibiliza serviços previdenciários variados, como a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e a especial.
No geral, o serviço foi criado de modo que o número de pessoas que precisam se deslocar até as Agências da Previdência Social (APS) diminuísse, e é uma forma rápida e fácil de tanto o INSS quanto os segurados tratarem de requerimentos. Afinal, todo o trabalho do servidor e do cidadão é feito pelo computador ou pelo celular.
Futuros segurados que queiram fazer um requerimento de aposentadoria, por exemplo, só precisam acessar o site e iniciar o procedimento. Hoje, aprenda como solicitar a aposentadoria pela internet.
Como solicitar aposentadoria pelo Meu INSS
O processo de solicitação de uma aposentadoria começa a partir do momento em que toda a documentação de um cidadão já está organizada e em mãos. Esses documentos irão garantir que o benefício será concedido sem problemas pelo instituto, e são fundamentais para a aprovação.
Pelo fato do Meu INSS ser um serviço online, antes de mais nada, é necessário que toda a documentação esteja disponível no computador, em formato .jpg ou .pdf. Quanto à documentação pedida, dependendo do tipo de aposentadoria, é necessário ter em mãos os seguintes registros:
- Documento de identificação que conste o número do CPF;
- Carteira de Trabalho;
- Extrato previdenciário CNIS;
- Comprovante de residência;
- Requerimento por escrito (opcional);
- Comprovante de períodos de atividade especial, no exterior e rural;
- Períodos de atividade especial;
- Períodos de atividade no exterior;
- Períodos de atividade rural.
Vale lembrar que a maioria desses documentos só será pedida em determinados casos, visto que existem vários tipos de aposentadoria. No caso da modalidade por tempo de contribuição, a documentação em comum costuma ser o número do CPF, procuração ou termo de representação legal e documento de identificação com foto do procurador ou representante (caso a solicitação seja feita pelo procurador ou representante legal).
Passo a passo da solicitação
Com os arquivos informados anteriormente devidamente digitalizados, já é possível partir para o pedido da aposentadoria em si. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
- Digite seu CPF e senha cadastrados no sistema;
- No menu de serviços, clique em “Novo pedido”;
- Na lista, clique em “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”, e então no tipo de aposentadoria desejada;
- Caso surja uma tela solicitando a atualização dos dados, faça o que é pedido e confirme as informações;
- Responda todas as perguntas que surgirem de acordo com sua situação;
- Preencha todos os dados do requerente solicitados no site e anexe todos os documentos com cuidado;
- Por fim, informe o CEP de residência, a agência bancária em que deseja receber a aposentadoria e confirme a finalização do serviço.
Feito isso, basta aguardar o resultado do benefício, que pode ser conferido no site. Vale lembrar que a concessão de uma aposentadoria pode levar, em média, 45 dias corridos. Mais dúvidas podem ser sanadas por meio do telefone 135 do instituto.