Como sacar o Auxílio Gás com e sem cartão?

Saiba quais são as maneiras de sacar os valores bimestrais do Auxílio Gás. Entenda também como funciona o benefício.

Já está disponível mais uma parcela do Auxílio Gás, pago bimestralmente a 5,7 milhões de famílias em todo o país. Neste mês, o repasse do governo federal corresponde a R$ 110, valor médio do botijão de 13 quilos do gás de cozinha. Descubra a seguir o passo a passo para sacar o Auxílio Gás.

continua depois da publicidade

A retirada do benefício pode ser feita com cartão, sem cartão ou via aplicativo. Confira também como funciona o programa e quem tem direito ao vale-gás.

Como sacar o Auxílio Gás sem cartão?

Leia também

O vale-gás, como também é conhecido, é transferido bimestralmente nos mesmos moldes do Bolsa Família. Responsável pelo repasses, a Caixa Econômica abre uma conta social digital para pessoas que têm direito ao benefício, mas não possuem conta bancária.

Por segurança, para sacar o valor do Auxílio Gás sem cartão, é preciso primeiro utilizar o aplicativo Caixa Tem:

continua depois da publicidade
  • Instale o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS;
  • Faça login com seu CPF;
  • Abra o app e selecione “saque sem cartão”;
  • Em seguida, clique em “gerar código de saque”;
  • Anote o código, que expira em uma hora;
  • Dirija-se a uma casa lotérica ou agência da Caixa e informe ao atendente que deseja sacar o Auxílio Gás com o código gerado. Se preferir, utilize o caixa da agência e aperte a tecla “entrar” para iniciar o processo sem cartão, inserindo o código gerado pelo aplicativo e os dados solicitados na tela.

Como sacar o Auxílio Gás com cartão?

Opção mais prática, o saque do vale-gás com cartão pode ser realizado em qualquer estabelecimento parceiro da Caixa: nas próprias agências bancarias, em lotéricas ou em caixas 24 horas.

continua depois da publicidade

Para retirar o valor disponível, basta comparecer a um dos locais com o cartão social e, também, documento de identificação (com foto). O procedimento no caixa é o mesmo utilizado para outros cartões.

Também é possível movimentar o valor recebido do Auxílio Gás sem sair de casa, por meio da Poupança Social Digital. A conta simplificada é aberta automaticamente e também pode ser acessada por meio do aplicativo Caixa Tem.

Em todos os casos, a validade da parcela do vale-gás é a mesma: 120 dias, contados da data de liberação do benefício.

Saiba mais

Prevista até 2026, a iniciativa é destinada a famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e/ou compostas por pelo menos um integrante que já receba o Benefício de Prestação Continuada, o BPC.

continua depois da publicidade

Os valores transferidos pelo Auxílio Gás não são computados como renda no CadÚnico. Isto é, em nada interferem nos requisitos para recebimento de outros benefícios sociais, como o Bolsa Família.

“O Auxílio Gás é pago a cada dois meses seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família, ou seja, conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS)”, informa o Ministério do Desenvolvimento Social. Confira o cronograma confirmado até o final deste ano:

  • Auxílio Gás de abril – pagamentos de 14 a 28/04, conforme número final do NIS;
  • Auxílio Gás de junho – 19 a 30/06;
  • Auxílio Gás de agosto – 18 a 31/08;
  • Auxílio Gás de outubro – 18 a 31/10;
  • Auxílio Gás de dezembro – 11 a 22/12.

Outras informações sobre o Auxílio Gás podem ser solicitadas pelas centrais telefônicas:

continua depois da publicidade
  • Caixa – 111;
  • Ministério do Desenvolvimento Social/MDS – 121.
Leia também

Concursos em sua
cidade