Já está disponível mais uma parcela do Auxílio Gás, pago bimestralmente a 5,7 milhões de famílias em todo o país. Neste mês, o repasse do governo federal corresponde a R$ 110, valor médio do botijão de 13 quilos do gás de cozinha. Descubra a seguir o passo a passo para sacar o Auxílio Gás.
A retirada do benefício pode ser feita com cartão, sem cartão ou via aplicativo. Confira também como funciona o programa e quem tem direito ao vale-gás.
Como sacar o Auxílio Gás sem cartão?
O vale-gás, como também é conhecido, é transferido bimestralmente nos mesmos moldes do Bolsa Família. Responsável pelo repasses, a Caixa Econômica abre uma conta social digital para pessoas que têm direito ao benefício, mas não possuem conta bancária.
Por segurança, para sacar o valor do Auxílio Gás sem cartão, é preciso primeiro utilizar o aplicativo Caixa Tem:
- Instale o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS;
- Faça login com seu CPF;
- Abra o app e selecione “saque sem cartão”;
- Em seguida, clique em “gerar código de saque”;
- Anote o código, que expira em uma hora;
- Dirija-se a uma casa lotérica ou agência da Caixa e informe ao atendente que deseja sacar o Auxílio Gás com o código gerado. Se preferir, utilize o caixa da agência e aperte a tecla “entrar” para iniciar o processo sem cartão, inserindo o código gerado pelo aplicativo e os dados solicitados na tela.
Como sacar o Auxílio Gás com cartão?
Opção mais prática, o saque do vale-gás com cartão pode ser realizado em qualquer estabelecimento parceiro da Caixa: nas próprias agências bancarias, em lotéricas ou em caixas 24 horas.
Para retirar o valor disponível, basta comparecer a um dos locais com o cartão social e, também, documento de identificação (com foto). O procedimento no caixa é o mesmo utilizado para outros cartões.
Também é possível movimentar o valor recebido do Auxílio Gás sem sair de casa, por meio da Poupança Social Digital. A conta simplificada é aberta automaticamente e também pode ser acessada por meio do aplicativo Caixa Tem.
Em todos os casos, a validade da parcela do vale-gás é a mesma: 120 dias, contados da data de liberação do benefício.
Saiba mais
Prevista até 2026, a iniciativa é destinada a famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e/ou compostas por pelo menos um integrante que já receba o Benefício de Prestação Continuada, o BPC.
Os valores transferidos pelo Auxílio Gás não são computados como renda no CadÚnico. Isto é, em nada interferem nos requisitos para recebimento de outros benefícios sociais, como o Bolsa Família.
“O Auxílio Gás é pago a cada dois meses seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família, ou seja, conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS)”, informa o Ministério do Desenvolvimento Social. Confira o cronograma confirmado até o final deste ano:
- Auxílio Gás de abril – pagamentos de 14 a 28/04, conforme número final do NIS;
- Auxílio Gás de junho – 19 a 30/06;
- Auxílio Gás de agosto – 18 a 31/08;
- Auxílio Gás de outubro – 18 a 31/10;
- Auxílio Gás de dezembro – 11 a 22/12.
Outras informações sobre o Auxílio Gás podem ser solicitadas pelas centrais telefônicas:
- Caixa – 111;
- Ministério do Desenvolvimento Social/MDS – 121.