Bolsa Família bloqueado: saiba os motivos e como resolver

Grupo de beneficiários que teve o Bolsa Família bloqueado precisa atualizar dados no prazo de 60 dias. Confira todos os detalhes.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) acaba de divulgar novas orientações para não ter o Bolsa Família bloqueado. O MDS determina o prazo de 60 dias, contados de 12 de abril, para que beneficiários do programa que moram sozinhos atualizem os dados informados no CadÚnico. Assim, 11 de junho é a data final para providenciar a atualização.

continua depois da publicidade

“O processo de qualificação do Cadastro Único para evitar o repasse incorreto de benefícios sociais chega a uma nova etapa em abril. A averiguação cadastral unipessoal, que verifica inconsistências na composição familiar, resultou no bloqueio do pagamento do Bolsa Família de 1,2 milhão de pessoas”, enfatiza o MDS. Confira todos os detalhes a seguir e saiba como atualizar informações para receber o benefício novamente.

Bolsa Família bloqueado: quem mora sozinho deve atualizar dados

Leia também

A nova etapa da revisão de dados é destinada às chamadas famílias unipessoais, isto é, compostas por um único integrante. O foco está em quem ingressou no programa no segundo semestre do ano passado, como explica a pasta:

“Elas entraram no cadastro do governo federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. O objetivo da ação do MDS é verificar as famílias que são realmente unipessoais”, pontua o Ministério.

A averiguação do Bolsa Família foi motivada pelo registro recorde de cadastros unipessoais em um curto espaço de tempo, às vésperas das eleições de 2022.

continua depois da publicidade

“No último mês [março], a entrada de cadastros unipessoais foi 66% menor que a média verificada em 2022, quando chegaram a entrar quase 500 mil cadastros unipessoais em um único mês”, destaca o MDS.

Bloqueio em abril: como atualizar dados para não perder o Bolsa Família?

“Quem realmente mora sozinho, sem a família, e se cadastrou no segundo semestre de 2022 deve ir ao posto de atendimento do Cadastro Único de seu município”, pontua a nota divulgada pelo MDS. A pasta indica o passo a passo para que os beneficiários unipessoais, que moram sozinhos atualmente, atualizem os dados do Bolsa Família:

  • Reúna toda a sua documentação pessoal e de renda;
  • Dirija-se ao posto de atendimento do CadÚnico do seu município (o local varia de cidade para cidade, mas geralmente fica em prefeituras, secretarias municipais de assistência social ou Cras);
  • Informe que precisa atualizar o cadastro e assine o termo solicitado, no qual você declara que mora sozinho;
  • Depois do procedimento, aguarde o desbloqueio do Bolsa Família;
  • As parcelas bloqueadas serão pagas de forma retroativa assim que forem liberadas.

E quem agora mora com a família, mas na época se cadastrou como unipessoal?

Nesse caso, o MDS explica que o titular do Bolsa Família não deve procurar o posto de atendimento, e sim solicitar o cancelamento do cadastro pelo aplicativo:

continua depois da publicidade
  • Acesse o app do CadÚnico;
  • Ao logar, entre em “consulta completa” e localize a opção “cancelar o cadastro”.

“A pessoa que realmente mora sozinha pode e deve se manter como unipessoal. O objetivo não é penalizar ninguém, mas corrigir distorções verificadas no último ano, quando houve uma curva acentuada de registros unipessoais. O último mês de março foi o primeiro, desde janeiro de 2022, em que entraram no Cadastro Único, em números absolutos, mais famílias do que registros unipessoais”, destaca a pasta.

O ministro Wellington Dias ainda ressalta que “a pessoa pode, depois de cancelar o cadastro, sem pressa, agendar o atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, na família com a qual vive. E, se estiver dentro das regras de recebimento do Bolsa Família, vai entrar no programa”.

continua depois da publicidade

Com informações: MDS

Leia também

Concursos em sua
cidade