Antena Digital: governo oferece kit gratuito para inscritos no CadÚnico

Governo espera que cerca de 1 milhão de famílias de baixa renda sejam beneficiadas com o kit gratuito da antena digital disponibilizado.

Mudanças na geração da internet e televisão brasileira vão impactar a vida de milhões de famílias. Buscando maneiras de evitar certa defasagem com os aparelhos, o governo federal decidiu oferecer o kit gratuito da Antena Digital para famílias de baixa renda.

continua depois da publicidade

A mudança na geração do sinal de internet e de televisão pode significar o fim de algumas transmissões, a exemplo da via satélite. Entretanto, para acompanhar essa mudança, o governo oferece os kits que auxiliam o processo migratório para o sinal digital em diversos lares brasileiros.

Dessa forma, o kit gratuito da antena digital é voltado para aquelas famílias que desejam usar o sinal digital, que aparece limpo e sem interferências externas. Assim, a troca de equipamento é necessária para a garantia de um serviço com mais tecnologia e atualizado.

Leia também

Antena digital: governo distribui kits gratuitos

O governo federal disponibiliza o kit gratuito da antena digital, voltado para famílias de baixa renda que precisam fazer a mudança para receberem o sinal digital da parabólica. Segundo informação do Ministério das Comunicações, é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico (Cadastro Único) e possua uma antena tradicional instalada em casa.

continua depois da publicidade

Ao todo, famílias de 439 municípios podem fazer a troca do aparelho tradicional para o digital. A troca é necessária para garantir que não exista interferência em canais abertos disponíveis na TV via satélite (que usam a tecnologia 5G), uma vez que o sinal é transmitido na mesma frequência.

Além disso, o aparelho de antena parabólica digital é responsável por oferecer som e imagem com qualidade maior em seus 100 canais gratuitos disponibilizados. Nesse sentido, a estimativa oficial é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a mudança.

A substituição do aparelho é importante, pois com a chegada da tecnologia 5G nas capitais – além de sua ativação em regiões metropolitanas e cidades com mais de 500 mil habitantes -, faz-se necessário fazer a limpeza da faixa de frequência de 3,5 GHz.

continua depois da publicidade

Com a mudança, a transmissão via satélite dos canais abertos da televisão muda de faixa, a fim de evitar interferências vindas do sinal 5G. Dessa forma, o sinal migra da banda C para a banda Ku, por isso pessoas com equipamentos tradicionais precisam fazer a instalação dos novos aparelhos.

Quem tem direito a receber o kit da antena digital?

O kit gratuito oferecido pelo governo federal é concedido às famílias de baixa renda que se enquadram em requisitos estabelecidos. Sendo assim, o primeiro requisito é que a família esteja devidamente inscrita e com os dados atualizados junto ao CadÚnico (Cadastro Único).

Além disso, é preciso ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Ao todo, cerca de 439 municípios estão aptos a participar do programa de troca do governo. O estado de São Paulo lidera os pedidos de troca, seguido por Santa Catarina e pelo Paraná.

continua depois da publicidade

Como solicitar o agendamento?

Interessados em fazer o pedido para a mudança dos equipamentos devem entrar em contato com o Siga Antenado, pelo número de telefone 0800 729 2404 ou também pelo site do portal na internet. É necessário informar o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social) e o processo é inteiramente gratuito.

Caso a família não esteja dentro dos requisitos estabelecidos pelo governo, é possível adquirir o kit da antena digital em lojas eletrônicas especializadas neste tipo de produto.

Leia também

Concursos em sua
cidade