Os trabalhadores nascidos em abril já podem optar pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ação permite retirar uma parcela do saldo de suas contas ativas e inativas. Além disso, também é possível sacar os valores de março.
Contudo, aderir a essa modalidade implica na perda da oportunidade de sacar a quantia total do fundo em caso de demissão. O que não muda é a possibilidade de receber a multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador, caso ocorra uma dispensa sem justa causa, e ainda também é possível sacar o valor para compra de um imóvel, para a aposentadoria ou em caso de doença grave.
Como obter os valores de março do saque-aniversário do FGTS?
O valor fica disponível para retirada por três meses, a contar do primeiro dia útil do mês de nascimento. Portanto, quem aderiu até o último dia 31 de março, tem até o final de maio para sacar.
Se você deseja optar pelo saque-aniversário, deve acessar o aplicativo ou o site do FGTS e clicar em “Meu FGTS”. Em seguida, acesse a aba “Saque-Aniversário” e concorde com os termos e condições. Depois, clique em “Aderir ao saque-aniversário”. Além disso, o sistema da Caixa Econômica permite que você faça uma simulação do valor a receber pelo saque-aniversário, com base no seu saldo atual.
O montante disponibilizado anualmente para aqueles que aderem ao saque-aniversário varia conforme o saldo total das contas do fundo de garantia. Desse modo, existem sete faixas de pagamento e para aqueles com saldo acima de R$ 500, é acrescida uma parcela adicional fixa, além de um percentual do fundo.
Para consultar a quantia disponível para saque, basta acessar o site da Caixa ou o aplicativo FGTS (Android e iOS). Caso não consiga, pode entrar em contato pelo número 0800 724 2019 ou ir pessoalmente a uma agência da Caixa. Também é possível acessar o extrato do FGTS pelo internet banking no computador ou pelo aplicativo Caixa.
Confira o calendário de saque-aniversário em 2023
- Aniversário em janeiro: saque de 2 de janeiro a 31 de março de 2023;
- Aniversário em fevereiro: saque de 1º de fevereiro a 28 de abril de 2023;
- Aniversário em março: saque de 1º de março a 31 de maio de 2023;
- Aniversário em abril: saque de 3 de abril a 30 de junho de 2023;
- Aniversário em maio: saque de 2 de maio a 31 de julho de 2023;
- Aniversário em junho: saque de 1º de junho a 31 de agosto de 2023;
- Aniversário em julho: saque de 3 de julho a 29 de setembro de 2023;
- Aniversário em agosto: saque de 1º de agosto a 31 de outubro de 2023;
- Aniversário em setembro: saque de 1º setembro a 30 de novembro de 2023;
- Aniversário em outubro: saque de 2 de outubro a 29 de dezembro de 2023;
- Aniversário em novembro: saque de 1º de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024;
- Aniversário em dezembro: saque de 1º de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.
A modalidade vai acabar em breve?
O saque-aniversário do FGTS surgiu em 2019 durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), visando estimular a economia ao permitir que os trabalhadores retirassem uma parte do seu fundo de garantia e o usassem como desejassem.
Contudo, o atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho, critica o saque-aniversário do FGTS, principalmente devido à carência, uma vez que ao aderir a essa modalidade, o trabalhador abre mão do saque-rescisão e não receberá o benefício ao ser desligado sem justa causa. Se ele quiser voltar à modalidade original, terá que aguardar dois anos.
Diante disso, o Governo está buscando soluções para encerrar o benefício e garantir que o dinheiro do FGTS seja acessado pelos trabalhadores somente em situações emergenciais.