O Kit Parabólica, ou Antena Digital, é um programa criado a partir das determinações da Agência Nacional de Telecomunicações, visando substituir as parabólicas no país. Essa iniciativa permite que os brasileiros tenham acesso às antenas digitais de maneira gratuita, garantindo uma conexão mais moderna e tecnológica.
O Kit Parabólica trabalha substituindo parabólicas por antenas vinculadas à Banda Ku e 5G, com objetivo de diminuir as interferências e oferecendo qualidade no som e imagem.
Kit Parabólica: como pedir a antena digital pelo CadÚnico?
É preciso entender que o programa do Kit Parabólica foi criado para limpar a faixa de 3,5 GHz, atualmente ocupada pelas parabólicas tradicionais. Com essa substituição, elas darão lugar às antenas digitais, que ocupam uma faixa diferente. Com o fim das parabólicas, haverá espaço para a introduzir a tecnologia 5G em todo o país
Para ter direito ao Kit Antena Digital, é preciso que o interessado cumpra com os seguintes requisitos:
- Tenha inscrição atualizada no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal;
- Possua uma antena parabólica que esteja instalada e funcionando normalmente;
- Residir em uma das cidades em que o aparelho está sendo ofertado.
Caso cumpra com os requisitos, os pedidos do Kit Antena Digital podem ser realizados no site do benefício ou pelo entrando em contato pelo telefone 0800 729 2404. Será preciso informar alguns detalhes, como o número do CPF, Número de Inscrição Social (NIS) e dados pessoais.
Após fazer o agendamento, será preciso aguardar que representantes do governo realizem a troca gratuita da antena. De acordo com o Ministério das Comunicações, estão atualmente incluídas 439 cidades. A expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas sejam contempladas com o programa.
Os cidadãos, que são beneficiários de programas sociais, e usam a antena digital tipo espinha de peixe, TV por assinatura ou antena digital interna, não têm necessidade de solicitar a troca.
Como funciona o Kit Parabólica?
Após a chegada da rede 5G no Brasil, muitas possibilidades foram disponibilizadas no setor das telecomunicações. Contudo, para usufruir, é necessário substituir os equipamentos antigos por modelos recentes que suportem a conexão. Isso porque os instrumentos, usados anteriormente, estão ultrapassados e não permitem acesso a esse tipo de rede.
A tecnologia 5G surgiu para substituir a rede 4G. Com ela, será possível baixar e enviar arquivos com mais velocidade e haverá um tempo de resposta menor entre os dispositivos. Outra alteração diz respeito às conexões, que serão mais estáveis, e diversos aparelhos poderão ser ligados à internet ao mesmo tempo, como celular, carro, relógio, sem perder a qualidade de conexão.
O sinal 5G foi ativado no Brasil, oficialmente, em julho de 2022, apenas na capital do país, em Brasília. Já no mês de outubro do mesmo ano, todas as capitais brasileiras já tinham disponível o sinal da nova geração de internet móvel liberado.
De acordo com o cronograma criado para a implantação da nova tecnologia, até julho de 2026, o 5G deve estar presente nos municípios com população de 500 mil habitantes. Além disso, ainda prevê os seguintes prazos:
- Até julho de 2027 em cidades com 200 mil habitantes;
- Até julho de 2029 para as localidades com menos de 30 mil habitantes.