Como desbloquear o Bolsa Família? Saiba quanto tempo demora

Descubra como desbloquear o benefício Bolsa Família. Saiba também o que fazer para evitar a suspensão das parcelas.

Cerca de 21,19 milhões de grupos receberão as próximas parcelas do Bolsa Família, com valor mínimo de R$ 600. Além de renda máxima de R$ 218 por pessoa, o governo federal exige cadastro atualizado para que o benefício não seja suspenso temporariamente ou bloqueado em definitivo.

continua depois da publicidade

Descubra a seguir como desbloquear o Bolsa Família. Saiba também quanto tempo demora o procedimento e como se precaver para manter o benefício sempre em dia.

Por que meu Bolsa Família está bloqueado?

Alguns motivos podem levar ao bloqueio das parcelas do Bolsa Família. O principal deles é a falta de atualização de dados pessoais no Cadastro Único para Programas Sociais, mais conhecido como CadÚnico.

Leia também

A atualização é exigida pelo governo federal a cada dois anos, por meio de convocação das famílias inscritas. O cronograma deste ano é voltado a quem realizou a última atualização de dados em 2016 ou 2017.

Antes desse prazo, convém informar qualquer dado que tenha passado por mudanças desde a revisão mais recente, a exemplo de telefone para contato, endereço, nascimento, morte, casamento e renda familiar.

A recomendação é que o beneficiário do Bolsa Família entre em contato por telefone ou compareça diretamente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo ou a um posto de atendimento do CadÚnico no município.

Em caso de atendimento presencial, não é necessário o deslocamento de toda a família, apenas do titular do benefício, responsável pelo cadastro, com a documentação dos integrantes. Outro motivo que pode levar ao bloqueio está em vigor desde março deste ano e também tem relação com a atualização de dados: as chamadas contrapartidas sociais.

Comprovação da frequência escolar de crianças e adolescentes da família beneficiada, acompanhamento pré-natal das gestantes e atualização do caderno de vacinação devem ser pontos cumpridos pelos beneficiários. Ficar atento aos dados e contatar o Cras em caso de dúvidas é a melhor maneira de evitar a suspensão do benefício.

Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família?

Já tive o benefício bloqueado, e agora? Quem já viu os pagamentos do Bolsa Família interrompidos poderá esperar, em média, um mês até o desbloqueio. Tudo depende do motivo que levou à interrupção. Nesse caso, também é recomendável contatar o Centro de Referência para saber quais procedimentos devem ser realizados, já que o desbloqueio não é automático.

Para agilizar o desbloqueio, o próprio Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) recomenda o comparecimento o mais rápido possível à prefeitura municipal ou ao Cras justamente para obter informações sobre o motivo da suspensão e regularizar a situação.

Leia também

Concursos em sua
cidade