Os pagamentos do Auxílio Gás já possuem data de início para o mês de abril. O cronograma, com dez datas, aponta que o começo será no dia 14. Com isso, milhões de beneficiários já ficam na expectativa do valor que será pago pelo governo federal.
Vale lembrar que o Auxílio Gás realiza pagamentos a cada dois meses. A quantia é de 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Como a última transferência foi em fevereiro, para abril estão previstos novos repasses.
Valor do Auxílio Gás em abril
O valor do Auxílio Gás em abril ainda não foi oficializado pelo governo federal. De acordo com as regras, a quantia é determinada baseada em levantamentos feitos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP).
Na divulgação mais recente, com pesquisa feita entre 19 e 25 de março, a ANP apontou que a média nacional está em R$ 107,52, um pouco abaixo de R$ 112 (valor do Auxílio Gás de fevereiro). Veja tabela divulgada pela ANP:
Como ainda existe espaço para que o gás de cozinha suba ou desça, ainda não se pode cravar o valor. É provável que, em breve, o Ministério do Desenvolvimento Social faça um anúncio sobre o tema.
Calendário Auxílio Gás de abril
Os pagamentos do Auxílio Gás são realizados conforme o cronograma do Bolsa Família. Portanto, os depósitos seguem o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Para o mês de abril, a seguintes datas estão previstas:
- NIS final 1: repasse dia 14 de abril de 2023;
- NIS final 2: repasse dia 17 de abril de 2023;
- NIS final 3: repasse dia 18 de abril de 2023;
- NIS final 4: repasse dia 19 de abril de 2023;
- NIS final 5: repasse dia 20 de abril de 2023;
- NIS final 6: repasse dia 24 de abril de 2023;
- NIS final 7: repasse dia 25 de abril de 2023;
- NIS final 8: repasse dia 26 de abril de 2023;
- NIS final 9: repasse dia 27 de abril de 2023;
- NIS final 0: repasse dia 28 de abril de 2023.
Como consultar o Auxílio Gás
Os pagamentos do Auxílio Gás podem ser verificados de diversas maneiras. O beneficiário tem a opção de ligar para o telefone 111 da Caixa Econômica Federal e para o 121 do Ministério do Desenvolvimento Social (antigo Ministério da Cidadania).
Quem possui um smartphone com acesso à internet pode consultar os depósitos por meio do aplicativo do Caixa Tem (Android e iOS) ou pelo app do Bolsa Família (Android e iOS).
Auxílio Gás: quem recebe o benefício
O Auxílio Gás é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por isso, ele até pode ser recebido junto com o Bolsa Família, dependendo da situação. Veja quem tem direito:
- Família com renda de até meio salário mínimo per capita e registrada no CadÚnico;
- Família que tenha um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Família que consiga comprovar que não possui meio de subsistência.
O programa conta com uma fila de espera. Há prioridade para mulheres vítimas de violência doméstica que já estão sendo acompanhadas pelo governo. Em seguida estão famílias de menor renda e inscritos no Bolsa Família.