O saque-aniversário FGTS é uma modalidade opcional de retirada de valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Assim, anualmente, no mês de aniversário do trabalhador, é possível tirar parte do seu saldo.
No entanto, essa opção gera algumas restrições. Por exemplo, em caso de demissão, só será disponibilizado o valor da multa rescisória ao trabalhador. Ou seja, não será possível resgatar a quantia integral disponível da conta.
Até o momento, mais de 22 milhões de trabalhadores aderiram a essa modalidade de saque FGTS. Com ela, é possível retirar entre 5% a 50% do valor disponível na sua conta do Fundo. A porcentagem leva em consideração o montante total que possui disponível.
Saque-aniversário FGTS de março: veja até quando pode retirar
Os nascidos no mês de março, que aderiram à modalidade saque-aniversário FGTS, já podem retirar os valores. É preciso atenção ao prazo, pois existe um limite de tempo, que é de 90 dias contados a partir da liberação.
Assim, como o benefício foi liberado em 1º de março, será possível acessar os valores até o dia 31 de maio de 2023. Depois desse período, o dinheiro só poderá ser acessado dentro do calendário de 2024.
O saque-aniversário do FGTS já favoreceu milhões de pessoas que recorreram à modalidade no ano passado. Com isso, acabou movimentando cerca de R$ 33 bilhões na economia nacional, representando 5% dos ativos disponíveis no fundo. Apenas em 2020, quando foi lançado, 9,8 milhões de trabalhadores aderiram a essa modalidade.
O trabalhador que optou pelo saque-aniversário e deseja mudar para a modalidade de rescisão, deve solicitar o retorno por meio do aplicativo do FGTS (Android e iOS).
No entanto, a mudança de categoria será válida no primeiro dia do 25º mês posterior à data da solicitação de retorno ao saque-rescisão. Ou seja, dois anos após o pedido. Por isso, é importante avaliar com cuidado se vale apena aderir ao saque-aniversário.
Calendário do saque-aniversário FGTS
Em dezembro de 2022, a Caixa Econômica Federal divulgou o calendário com todas as datas do saque-aniversário FGTS para o ano de 2023. Para quem nasceu nos meses de janeiro, fevereiro e março, os pagamentos podem ser acessados. Confira o calendário completo:
- Nascidos em janeiro: dinheiro liberado em 2 de janeiro e pode ser sacado até 31 de março de 2023;
- Nascidos em fevereiro: dinheiro liberado em 1º de fevereiro e pode ser sacado até 28 de abril de 2023;
- Nascidos em março: dinheiro liberado em 1º de março e pode ser sacado até 31 de maio de 2023;
- Nascidos em abril: saque liberado a partir de 3 de abril e pode ser acessado até 30 de junho de 2023;
- Nascidos em maio: saque liberado a partir de 2 de maio e pode ser acessado até 31 de julho de 2023;
- Nascidos em junho: saque liberado a partir de 1º de junho e pode ser acessado até 31 de agosto de 2023;
- Nascidos em julho: saque liberado a partir de 3 de julho e pode ser acessado até 29 de setembro de 2023;
- Nascidos em agosto: saque liberado a partir de 1º de agosto e pode ser acessado até 31 de outubro de 2023;
- Nascidos em setembro: saque liberado a partir de 1º de setembro e pode ser acessado até 30 de novembro de 2023;
- Nascidos em outubro: saque liberado a partir de 2 de outubro e pode ser acessado até 29 de dezembro de 2023;
- Nascidos em novembro: saque liberado a partir de 1º de novembro e pode ser acessado até 31 de janeiro de 2024;
- Nascidos em dezembro: saque liberado a partir de 1º de dezembro e pode ser acessado até 29 de fevereiro de 2024.