Minha Casa, Minha Vida: quais os documentos necessários para participar?

O Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional para atender os brasileiros socialmente vulneráveis. Entretanto, possui uma série de regras de prioridade e alguns documentos que serão analisados no processo de solicitação.

O Minha Casa, Minha Vida é o programa habitacional do Governo Federal que pretende combater o déficit residencial no país ao atender os cidadãos socialmente vulneráveis. Neste ano, a iniciativa foi retomada com atualizações nos parâmetros de renda a fim de contemplar ainda mais brasileiros. No entanto, deve-se estar atento aos documentos necessários para participar.

continua depois da publicidade

Com regulamentação pelo Ministério das Cidades e controle financeiro realizado pela Caixa Econômica Federal, existem alguns parâmetros importantes a serem atendidos pelos cidadãos antes de acessarem os contratos de financiamento das habitações. A expectativa do governo é encerrar o ano com 170 mil financiamentos e contratar 2 milhões de moradia até 2026. Saiba mais informações a seguir:

Quais são os documentos necessários para participar do Minha Casa, Minha Vida?

Em primeiro lugar, o programa habitacional demanda alguns documentos para realizar a abertura da inscrição da família. Desse modo, recomenda-se que os cidadãos organizem essas informações com antecedência, separando tanto os originais quanto as cópias de cada um. Atualmente, são requisitadas as seguintes informações:

Leia também
  • Documentos pessoais de identificação do solicitante, como RG e CPF;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Informações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Comprovante de estado civil, como certidão de nascimento para os indivíduos solteiros, certidão de casamento para pessoas casadas ou certidão de casamento averbada para quem for divorciado;
  • Comprovante de residência mais recente;
  • Recibo da declaração de Imposto de Renda;
  • Comprovante de renda dos últimos 6 meses para quem for assalariado.

Além disso, os trabalhadores autônomos podem apresentar os extratos bancários ou a declaração do Imposto de Renda do último ano ao invés dos comprovantes de renda para cumprir a mesma função.

continua depois da publicidade

Como funciona o programa habitacional?

A princípio, o Minha Casa, Minha Vida oferece subsídios e taxas de juros abaixo dos valores do mercado para facilitar que os brasileiros adquiram moradias populares e conjuntos habitacionais, tanto nas áreas urbanas quanto nas regiões rurais do país. No entanto, é necessário que as famílias selecionadas atendam alguns requisitos sociais e de renda.

Em específico, o cidadão não pode ter um lar próprio ou qualquer outro financiamento em seu nome, não pode ter sido beneficiado em outros programas habitacionais do governo e nem fazer uso da residência concedida pelo programa para fins comerciais. Por fim, é proibido estar filiado ao Cadastro Nacional de Mutuários (CAMUT) ou ao Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (CADIN).

continua depois da publicidade

Os brasileiros idosos, Pessoas com Deficiência (PCD) e famílias em situação de rua possuem preferência no atendimento, mas existem outros requisitos para a prioridade na contratação. Os requisitos do programa estabelecem o atendimento de:

  • Famílias que possuam mulheres como responsáveis;
  • Famílias que tenham entre seus membros pessoas idosas, crianças e adolescentes ou Pessoas com Deficiência;
  • Famílias em situação de risco e vulnerabilidade;
  • Famílias em áreas em situação de emergência ou calamidade pública;
  • Famílias em deslocamento involuntário por conta de obras públicas federais;
  • Famílias em situação de rua.

As famílias que possuem renda mensal de até R$ 8 mil podem contratar o programa de maneira individual, através de uma construtora licenciada ou de uma entidade organizadora cuja unidade está vinculada a empreendimentos financiados pela Caixa Econômica Federal. Desse modo, basta realizar uma simulação para encontrar o valor do investimento e entregar os documentos solicitados.

Posteriormente, a Caixa avaliará o cadastro e a documentação, assim como as informações do imóvel selecionado para encontrar as melhores condições de financiamento. Por fim, basta assinar o contrato para iniciar o processo de obtenção da residência.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade