Quem recebe BPC tem direito ao 13° salário do INSS? Entenda as regras

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um dos programas assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, existem regras específicas sobre o recebimento de vantagens como o 13º salário do instituto e a pensão por morte.

O Benefício de Prestação Continuada é um programa assistencial vinculado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e mantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). Neste sentido, existem diversas dúvidas sobre as regras e funcionamento da iniciativa, em especial se concede direito ao 13º salário do instituto e outras vantagens, como a pensão por morte.

continua depois da publicidade

Desse modo, é fundamental conhecer a legislação responsável por estabelecer os critérios de elegibilidade e como a Previdência Social atende o público previsto. Atualmente, estima-se que existem mais de 4,7 milhões de cidadãos brasileiros inscritos no BPC/Loas, com base nas informações do Portal da Transparência. Saiba mais a seguir:

O BPC paga o 13º salário do INSS?

Em primeiro lugar, o Benefício de Prestação Continuada não é um programa previdenciário como as aposentadorias e pensões, e sim uma iniciativa assistencial. Portanto, não exige contribuição prévia à Previdência Social, mas também não prevê o pagamento do 13º salário do INSS ou acesso à pensão por morte. Acima de tudo, consiste em um benefício de natureza individual, vitalícia e intransferível.

Nesse contexto, atende as pessoas idosas com 65 anos ou mais e as Pessoas com Deficiência (PCD) de qualquer idade, o que inclui também as crianças e adolescentes. No entanto, deve-se atender os seguintes critérios de elegibilidade:

continua depois da publicidade
  • Estar com o cadastro regularizado e ativo no Cadastro Único;
  • Estar com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) regularizado com a Receita Federal;
  • Fazer parte da categoria de pessoa com 65 anos ou mais ou de Pessoa com Deficiência de qualquer idade;
  • Possuir uma renda familiar per capita mensal de até um quarto do salário mínimo;
  • Ser considerado elegível após a avaliação médica e social com profissionais do instituto.

A princípio, a perícia médica e social pode ser complementada mediante a apresentação de documentos que comprovem o diagnóstico da deficiência do cidadão, como exames, laudos médicos, atestados e receitas. No geral, o acompanhamento, inscrição, atualização cadastral e demais procedimentos acontecem por meio do site ou do aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Qual é a exceção?

O Projeto de Lei número 4439 está em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2020 e pretende modificar os parâmetros da Lei Orgânica da Assistência Social. Com autoria do deputado Darci de Matos (PSD/SC), espera-se incluir a concessão do abono natalino para todos os beneficiários vinculados ao BPC/Loas, garantindo acesso ao 13º salário do INSS.

continua depois da publicidade

Em específico, determina que os inscritos no programa assistencial tenham acesso ao abono no mês de dezembro com um valor equivalente a um salário mínimo. Neste caso, a concessão deverá ser proporcional ao número de meses do ano em que a pessoa recebeu o benefício, considerando-se sempre o bem completo quando o valor recebido equivale a, pelo menos, 16 dias.

Na justificação, o autor defende que a proposta é uma maneira de aumentar a proteção social das famílias beneficiadas aumentando a transferência de renda. Atualmente, o texto está sendo analisado pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, mas não existem atualizações desde março de 2021.

Acima de tudo, a proposta deverá ser debatida em outras comissões antes de seguir para revisão no Senado Federal. Somente após cumprir esses procedimentos será possível enviar o texto para a Presidência da República, onde receberá sanção ou veto do chefe do Executivo.

continua depois da publicidade

Posteriormente, o Projeto de Lei pode vir a ser publicado como legislação no Diário Oficial da União, a depender da avaliação nessas diferentes instâncias.

Leia também

você pode gostar também

Auxílio-doença: qual é o valor do benefício? Veja quem tem direito

O auxílio-doença, ou benefício por incapacidade temporária, possui parcelas específicas, que podem variar de segurado para segurado. Confira o valor e quem tem direito ao serviço.

Calendário Auxílio Gás: quando começam os pagamentos de junho?

O Auxílio Gás é pago de maneira bimestral às famílias beneficiárias. Neste mês de junho, os repasses começam a ser liberados no dia 19. Saiba os detalhes.

Trabalhei em 2022, quando vou receber o Abono PIS/Pasep?

O abono PIS/Pasep referente ao ano de 2022 ainda não foi definido, mas as regras do benefício trabalhista seguem a dinâmica dos anos anteriores. A expectativa do Governo Federal é atender mais de 23 milhões de profissionais brasileiros.

Pagamento do 13º e Salário do INSS: veja quem recebe hoje (7)

Calendário INSS referente ao mês de maio finaliza os repasses nesta quarta-feira (7/06). Confira também o cronograma de pagamentos de junho.

BPC: qual é o novo valor em 2023? Confira a mudança

Benefício do governo passou por uma mudança que afetou, inclusive, o valor repassado aos beneficiários. Confira o novo valor para 2023, fixado após os novos termos.

Calendário Bolsa Família de Junho

Estão confirmados pagamentos para 21 milhões de residências e valor adicional para alguns grupos. Confira o calendário do próximo Bolsa Família para junho.