O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício oferecido a todos os trabalhadores da iniciativa privada, e busca a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Por meio dele, são pagas parcelas mensais, de responsabilidade da Caixa, a todos os cidadãos elegíveis. Para os beneficiários, é essencial saber como consultar os valores, procedimento que pode ser feito usando apenas o CPF.
No geral, o PIS é uma contribuição monetária que as empresas devem fazer aos cofres públicos. A quantia da taxa é utilizada para financiar o pagamento de benefícios, como o seguro-desemprego e abono salarial, e seu principal objetivo é transferir renda aos trabalhadores de baixa renda.
Além do PIS, existe ainda o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep), um serviço com o mesmo mecanismo, mas referente ao abono pago aos funcionários públicos. Em ambos os casos, é possível consultar o benefício de forma remota, apenas com um documento pessoal.
Como consultar o PIS usando apenas seu CPF
Existem várias formas de consultar o PIS usando apenas o CPF, e como informado anteriormente, todas podem ser feitas remotamente, por meio do login do portal Gov.br. Confira alguns dos serviços disponíveis abaixo.
1. Meu INSS
O Meu INSS é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que reúne uma série de ferramentas da esfera previdenciária, permitindo simular a aposentadoria, dar entrada em benefícios, consultar extrato de pagamentos e agendar perícias. A plataforma pode ser acessada pelo site ou pelo aplicativo. Para consultar o PIS, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o portal Meu INSS pelo site ou aplicativo, disponível para Android e iOS;
- Faça o login utilizando os dados do portal Gov.br;
- Feito o login, clique em “Meu Cadastro” no canto superior esquerdo da tela;
- A partir de então, será possível visualizar todos os dados pessoais do cidadão, incluindo o número do PIS.
2. Carteira de Trabalho
Consultar o PIS pela Carteira de Trabalho é ainda mais simples, visto que o número está localizado na primeira página do documento. Contudo, para aqueles que possuem apenas a versão digital, disponível para Android e iOS, é preciso seguir algumas instruções:
- Faça o login utilizando os dados do portal Gov.br;
- Feito isso, clique em “Contratos”, localizado no menu inferior do app;
- Logo em frente ao nome da empresa atual do cidadão, clique no botão de “Mais informações”. Ali, será possível conferir dados do contrato, como ocupação, salário e o número do PIS.
3. App do FGTS
O aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma ferramenta que possui diversas funcionalidades, criado para facilitar a vida dos cidadãos quando se trata de assuntos do fundo. Assim como os outros, está disponível para download em sistemas Android e iOS. A consulta do PIS é feita da seguinte forma:
- Faça o login utilizando os dados do portal Gov.br;
- Em “Meu FGTS”, selecione um dos contratos exibidos;
- Na nova tela, procure pela opção “Dados do Contrato”, que será exibida abaixo do saldo da conta. Ali, estarão todas as informações necessárias, incluindo o PIS.
4. App Caixa Trabalhador
O Caixa Trabalhador é um aplicativo da instituição financeira que permite consultar informações sobre benefícios como o seguro-desemprego, o abono salarial, calendário oficial de pagamentos, situação das parcelas e emissão de comprovante do Número de Identificação Social (NIS). Seu download pode ser feito em sistemas Android e iOS. Por sua vez, para consultar o PIS, é preciso fazer o seguinte:
- Abra o app, informe o CPF e faça o login;
- Após acessar o menu inicial, procure por “Meu NIS”, no canto superior esquerdo da tela;
- Selecione a opção para consultar o número do NIS, que é o mesmo do PIS.