Cartilha lista 15 direitos da pessoa idosa com deficiência

Cartilha reúne marcos regulatórios, leis federais e estaduais, programas sociais e políticas públicas para garantir os direitos das pessoas idosas com deficiência no país.

A Cartilha Envelhecer é para Todos consiste em um trabalho conjunto do Governo do Estado de São Paulo com a ONG Mais Diferenças. Porém, o documento reúne informações relativas aos marcos regulatórios, leis federais e estaduais, políticas públicas e programas sociais relativos à garantia dos direitos das pessoas idosas com deficiência.

continua depois da publicidade

Sendo assim, abrange essa comunidade em todo o território nacional, uma vez que não está limitado à região paulista. Atualmente, a cartilha está disponível de maneira gratuita na internet, em formato PDF, mas também com suporte audiovisual, com libra e narração.

Sobretudo, o principal objetivo do documento é conscientizar os brasileiros acerca da realidade dessa parcela da população. Para isso, utiliza de uma linguagem descomplicada para tratar dos aspectos sociais, econômicos, civis e culturais dos idosos com deficiência. Saiba mais a seguir:

Quais são os 15 direitos da pessoa idosa com deficiência?

De acordo com a cartilha, os 15 direitos da pessoa idosa com deficiência são?

continua depois da publicidade
  1. Direito de igualdade e não discriminação;
  2. Direito à vida;
  3. Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade;
  4. Direito à alimentação;
  5. Direito à saúde;
  6. Direito à educação;
  7. Direito à cultura, esporte e lazer;
  8. Direito ao trabalho;
  9. Direito à aposentadoria;
  10. Direito à assistência social;
  11. Direito à moradia;
  12. Direito ao transporte;
  13. Direito à participação na vida pública e política;
  14. Direito ao atendimento preferencial e direcionado;
  15. Direito à isenção de tributos.

Neste sentido, o documento posiciona o poder público como principal responsável para a garantia de uma qualidade de vida proporcional às necessidades das pessoas idosas com deficiência. Além disso, defende a adequação das instituições públicas e privadas ao atendimento desses direitos, oferecendo acessibilidade e promovendo medidas de fomento à participação social desses cidadãos.

A fundamentação legal desse documento teve como base a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social, a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso. Ademais, se apoiou na Consolidação da Legislação do Idoso no Estado de São Paulo, no Programa Estadual São Paulo Amigo do Idoso e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

continua depois da publicidade

Qual o panorama atual desse público no Brasil?

A princípio, a apresentação da cartilha realiza um mapeamento da situação das pessoas idosas com deficiência no Brasil. Através do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é demonstrado que a população idosa representa o grupo social que mais cresce no país, com aumento de 4% ao ano.

De acordo com as projeções populacionais do instituto, estima-se que o número de idosos no país irá superar o número de crianças e adolescentes até 2031. Mais especificamente, cerca de 63% dos mais de 43,2 milhões de idosos declararam possuir alguma deficiência no último Censo Demográfico. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 apontou que 1 a cada 4 idosos tem algum tipo de deficiência no Brasil.

Em 2019, estima-se que dos 17,3 milhões de Pessoas com Deficiência, cerca de 49,4% eram idosos, com 60 anos ou mais. Ainda com base nessa pesquisa, a deficiência motora é o tipo de maior incidência entre os idosos, seguido da deficiência visual e cognitiva.

continua depois da publicidade

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão, esse público é considerado especialmente vulnerável. Sendo assim, o Estatuto do Idoso considera que os idosos e idosos com deficiência devem ser prioridade no quesito de destinação de políticas públicas e recursos, pois somente assim será possível garantir o atendimento de seus direitos e maior qualidade de vida.

Leia também

você pode gostar também

Pagamento do 13º e Salário do INSS: veja qual grupo recebe hoje

Nesta quarta-feira (31/05), o INSS realiza pagamentos referentes ao mês de maio e a primeira parcela do 13º salário a novo grupo. Veja quem recebe.

Mutirão do BPC: INSS promove mutirão para liberação do benefício assistencial

INSS promove mutirão para repasse do Benefício de Prestação Continuada, com o objetivo de diminuir os pedidos que se encontram na fila.

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida? Conheça as novas regras do programa

O Minha Casa, Minha Vida possui uma série de novas regras e atualizou as faixas de renda que permitem que famílias acessem o serviço. Confira quais são.

Bolsa Família libera pagamento para último grupo hoje; veja quem recebe

O calendário de pagamentos do Bolsa Família encerra os repasses hoje. Veja como consultar as quantias e quem recebe.

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…