Posso usar o FGTS para comprar um imóvel? Saiba o que fazer

O FGTS é uma garantia criada para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Veja se o saldo do benefício pode ser usado para comprar e financiar um imóvel, mantendo vivo o sonho da casa própria.

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma garantia para todos os trabalhadores que possuem carteira assinada e que tenham sido demitidos sem justa causa. Dentre suas utilidades, confira se o FGTS também pode ser usado para comprar um imóvel.

continua depois da publicidade

Anteriormente, o benefício poderia ser usado apenas no financiamento de imóveis pertencentes ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), responsável por financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão, com juros limitados de 12% ao ano e recursos da caderneta de poupança.

Entretanto, recentemente o FGTS também passou a ser uma ferramenta usada pelo trabalhador no abatimento de prestações da casa própria, desde que respeitado o limite máximo de valor do imóvel estipulado.

O que é FGTS?

Leia também

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é um benefício criado para proteger o trabalhador que foi demitido sem justa causa. Para isso, é aberta uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

continua depois da publicidade

Dessa forma, sempre no início de cada mês, os empregadores devem depositar o valor correspondente a 8% do salário de cada colaborador. Sendo assim, o FGTS é a composição de depósitos mensais feitos aos trabalhadores, que podem utilizar o saldo da conta em algumas situações.

Regras para usar o FGTS na compra de um imóvel

Usando o FGTS, é possível ao trabalhador comprar casas e apartamentos prontos para morar, além de terrenos para construir a casa própria e imóveis ainda na planta, que não foram construídos totalmente.

continua depois da publicidade

Para compra de imóvel pronto para morar, é preciso atender a todos os critérios estabelecidos pelo governo. Para o comprador é necessário ser brasileiro ou naturalizado, além de possuir no mínimo 3 anos de carteira assinada.

Ainda devem ser cumpridas regras quanto a renda mensal, que deve ser suficiente para comprometer 30% do salário no financiamento da casa, além de não possuir imóvel na mesma região do novo imóvel.

O comprador também precisa não ter nenhuma pendência com instituições de crédito, como o SPC e a Serasa, e também não pode ter outro financiamento em andamento. Por outro lado, o imóvel residencial deve ter o valor máximo de R$ 1,5 milhão e não pode ter sido negociado nos últimos 3 anos com o uso do FGTS.

continua depois da publicidade

Uso do FGTS para comprar outros imóveis

O FGTS também pode ser usado para compra de outros tipos de imóveis, como terrenos para construção e imóveis na planta. Na primeira ocasião, o FGTS pode ser usado no momento da compra do terreno e o financiamento deve ser feito pelo SFH (sistema financeiro de habitação).

Para imóveis comprados na planta, o financiamento propriamente dito não acontece no momento da compra, pois o imóvel precisa ter registro público, o que não acontece nessa modalidade, pois o imóvel encontra-se em fase de construção.

Todavia, o que acontece nesta situação é o financiamento após a entrega das chaves. Nessa fase, o imóvel encontra-se registrado publicamente e o financiamento pode ser feito diretamente com a instituição financeira responsável.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade