Adolescentes e jovens adultos com idade entre 15 e 29 anos ganham direito a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e, ainda, há passagens grátis ou com descontos em viagens interestaduais de ônibus. Isso, graças ao benefício concedido pelo governo federal e que foi implementado em março de 2016.
O objetivo do benefício é facilitar que os adolescentes e jovens adultos possam usufruir dos direitos previstos no Estatuto da Juventude. Desde a sua implementação, mais de 3,6 milhões de adolescentes e jovens adultos já foram beneficiados. Mas, afinal, que benefício é esse? Como obtê-lo? Confira as respostas, a seguir.
Qual é o benefício que dá direito a meia-entrada?
O benefício que dá direito a meia-entrada a adolescentes e jovens adultos é a Identidade Jovem, ou o chamado ID Jovem. Ele é, na verdade, uma carteira, que pode ser física e digital.
Quem tem direito ao ID Jovem?
O ID Jovem é destinado aos adolescentes e jovens adultos com idade entre 15 e 29 anos. No entanto, para ter direito ao benefício, eles precisam cumprir com alguns requisitos. São eles:
- Pertencer a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.604 atuais);
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Para ter direito ao ID Jovem, não é exigido vínculo estudantil.
Como obter o ID Jovem?
- Para obter o ID Jovem, o interessado pode acessar o site ou o aplicativo do benefício (Android e iOS);
- Ao fazer isso, ele deverá informar seus dados pessoais, como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e número do NIS;
- Após, basta clicar em “Gerar ID Jovem”;
- Em seguida, o interessado receberá um código do benefício, que deverá ser utilizado para validar o documento;
- Ao receber o código do benefício, o interessado deve acessar este site e inserir o código (uma sequência de letras e números localizada abaixo do QRcode do documento);
- Depois, ele deve clicar em “Validar”;
- O ID Jovem tem validades de seis meses, logo, passado esse prazo, o beneficiário deve emitir uma nova via para continuar a usufruir do benefício.
Como usar o ID Jovem?
Para usar o ID Jovem e obter descontos em eventos artísticos, culturais e esportivos, o benefício deve apresentar a carteira, juntamente com um documento de identidade oficial com foto, em locais de venda de ingressos.
Já para adquirir passagens gratuitas ou com descontos de 50% em viagens interestaduais, o beneficiário deve solicitar o bilhete de viagem nos pontos de vendas, até três horas antes do horário da partida. Ele somente tem direito a um bilhete, de ida e de volta.
O ID Jovem pode ser usado em viagens interestaduais feitas por ônibus, trem ou embarcação. As empresas são obrigadas a disponibilizar duas vagas gratuitas ou com desconto de 50% por viagem.