Governo não vai pagar Auxílio Gás em março; entenda o porquê

O governo federal realizou no mês passado o pagamento da primeira parcela do Auxílio Gás de 2023. No entanto, em março, ele não vai pagar o benefício. Entenda aqui o motivo.

O governo federal realizou no mês passado o pagamento da primeira parcela do Auxílio Gás de 2023. Ao todo, 5,95 de famílias estavam aptas a receber o benefício, que foi pago no valor R$ 112. No entanto, em março, não haverá repasses do auxílio. O pagamento somente será retomado no próximo mês, ou seja, em abril.

continua depois da publicidade

Diante disso, muitos beneficiários têm se questionado o motivo pelo qual o Auxílio Gás não será pago neste mês de março. Se você é um deles, entenda, a seguir, o porquê.

Por que o governo não vai pagar o Auxílio Gás em março?

O governo federal não vai pagar o Auxílio Gás neste mês de março, porque os repasses do benefício é feito a cada dois meses. O último pagamento de 2022 do auxílio foi feito em dezembro.

Leia também

Com isso, a primeira parcela deste ano foi paga no mês passado. Assim, o próximo repasse do Auxílio Gás será feito em abril. Confira abaixo o calendário de pagamento do mês que vem.

continua depois da publicidade

O que é o Auxílio Gás?

O Auxílio Gás é um benefício pago pelo governo federal com o objetivo de reduzir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.

O valor do benefício corresponde a 100% do valor médio nacional do botijão de gás de 13 kg apurado pela pesquisa da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Para ter direito ao Auxílio Gás, as famílias brasileiras devem preencher os requisitos de acesso ao programa. São eles:

continua depois da publicidade
  • Famílias que estejam inscritas no CadÚnico;
  • Famílias que tenham renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 651 atuais);
  • Famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que sejam beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Nesse caso, elas podem ou não ser inscritas no CadÚnico.

Calendário de pagamento do Auxílio Gás em abril

O calendário de pagamento do Auxílio Gás é elaborado com base no último dígito do Número Identificação Social (NIS). Confira, a seguir, a data em que receberá o benefício de acordo com seu NIS.

  • NIS com final 1: o pagamento será feito em 14 de abril;
  • NIS com final 2: o pagamento será feito em 17 de abril;
  • NIS com final 3: o pagamento será feito em 18 de abril;
  • NIS com final 4: o pagamento será feito em 19 de abril;
  • NIS com final 5: o pagamento será feito em 20 de abril;
  • NIS com final 6: o pagamento será feito em 24 de abril;
  • NIS com final 7: o pagamento será feito em 25 de abril;
  • NIS com final 8: o pagamento será feito em 26 de abril;
  • NIS com final 9: o pagamento será feito em 27 de abril;
  • NIS com final 0: o pagamento será feito em 28 de abril.

Para as famílias com inscrição no CadÚnico, o pagamento do Auxílio Gás é feito ao responsável familiar, de preferência às mulheres chefes de famílias e àquelas vítimas de violência.

continua depois da publicidade

Para as famílias que não possuem inscrição no CadÚnico, mas que tenham em sua composição beneficiário do BPC, o pagamento do auxílio é feito ao titular do benefício assistencial ou seu responsável legal.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade