Auxílio-creche é um direito pago a ESTAS pessoas; veja quem recebe

O auxílio-creche é um benefício estabelecido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê que empresas privadas paguem uma quantia mensal a trabalhadores específicos.

O auxílio-creche é um benefício que muitos trabalhadores desconhecem, mas é um direito garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) aos pais com filhos sob sua responsabilidade.

continua depois da publicidade

Se uma empresa tiver mais de 30 funcionárias com mais de 16 anos, ela é obrigada a fornecer um local para que as colaboradoras cuidem de seus filhos durante o período de amamentação. Caso a empresa não ofereça, deverá arcar com o pagamento do auxílio-creche. Continue lendo e saiba mais sobre o benefício.

Como receber o auxílio-creche?

O auxílio-creche é um recurso valioso para colaboradores com carteira assinada que tenham filhos sob seus cuidados. Ele ajuda a aliviar os encargos financeiros e garante que as mães trabalhadoras possam desempenhar suas funções com a tranquilidade de saber que seus filhos estão sendo bem cuidados.

Leia também

Empregadores com mais de 30 funcionárias devem fornecer ambientes para as mães e os filhos, além de dois intervalos de meia hora durante o dia de trabalho. No entanto, caso o empregador não ofereça essas condições, o pagamento do auxílio-creche pode ser feito para ajudar no custeio da creche.

continua depois da publicidade

O beneficiário pode receber esse valor até a criança completar 6 meses, podendo estender o pagamento até os 6 anos de idade. Desse modo, o empregado deve apresentar a certidão de nascimento do filho ao setor de Recursos Humanos da empresa onde trabalha para solicitar o benefício.

A maioria das organizações costuma estender os benefícios aos homens que são pais e, embora não seja obrigatório, há precedentes para essa ação.

Qual é o valor do benefício?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) preconiza que o valor do auxílio-creche oferecido aos empregados com filhos seja de, no mínimo, 5% do salário familiar por filho. No entanto, não há um valor fixo para esse benefício, pois pode variar de acordo com as políticas internas adotadas por cada empresa.

continua depois da publicidade

O valor do auxílio-creche pode sofrer alterações em função de acordos coletivos e individuais entre empregadores e empregados, ocasionando diferenças no pagamento recebido por cada trabalhador. É importante observar que o valor máximo desse pagamento é limitado a 30% do salário do empregado.

Portanto, se o empregado tiver um salário maior, o valor do auxílio-creche também será maior, mas não poderá ultrapassar esse limite. Da mesma forma, se o empregado tiver um salário menor, o valor do auxílio-creche recebido será menor, mas não poderá ser inferior a 5% da remuneração.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que se uma empresa for elegível para fornecer o auxílio-creche, mas não o fizer, poderá enfrentar penalidades e multas. Também é importante ressaltar que os colaboradores que perceberem alguma irregularidade devem denunciá-la aos órgãos públicos competentes, como o Ministério Público. A não prestação de auxílio-creche é infração à CLT, e as empresas que descumprirem essa lei poderão ser penalizadas.

Como solicitar o auxílio-creche?

Se você atende a todos os requisitos do programa, poderá solicitar o pagamento diretamente ao departamento de Recursos Humanos do seu local de trabalho.

Para fazer essa solicitação, você deve preencher um formulário com dados específicos, incluindo o nome da funcionária que é mãe, a certidão de nascimento da criança, o número de horas de creche necessárias, valor da mensalidade, CNPJ, endereço e telefone da creche.

Nas situações em que o filho é enteado, é fundamental a apresentação da certidão de casamento ou união estável com o genitor para comprovar a relação entre o filho e o empregado.

Essas informações ajudarão a garantir que os benefícios do programa sejam devidamente distribuídos e que os indivíduos elegíveis recebam o apoio de que precisam.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade