Bolsa Família pode ter valores reajustados anualmente, segundo projeto

Projeto de Lei quer determinar que os valores do Bolsa Família sejam reajustados de maneira anual com base na inflação. Saiba os detalhes.

O Projeto de Lei 585/23, de autoria do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), propõe a atualização anual dos valores dos programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família. Esse texto está em análise junto à Câmara dos Deputados.

continua depois da publicidade

Segundo a proposta, os benefícios assistenciais pagos pela União seriam corrigidos de maneira anual conforme a inflação acumulada nos 12 meses anteriores. Além disso, caso a variação do Produto Interno Bruto no ano imediatamente anterior seja positiva, poderia haver aumento real semelhante à taxa de crescimento da economia.

Bolsa Família pode ter valores reajustados anualmente

Leia também

De acordo com o projeto de lei, o reajuste pela inflação vai considerar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou então o Índice de Preços ao Consumidor, valendo a maior variação acumulada no período entre os dois indexadores.

Pela proposta, na hipótese de dificuldades das instituições no cálculo da inflação, caberá ao Poder Executivo estimar a variação acumulada.

continua depois da publicidade

O projeto de lei propõe um reajuste anual do Bolsa Família ou outro programa de transferência de renda que esteja em vigência. O texto será analisado pelas comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Após isso, deve ser votado em duas sessões no plenário.

Caso seja aprovada, a proposta seguirá para o Senado Federal, onde passará por um processo parecido. Se houver aval nessa casa legislativa sem modificações, o projeto será enviado para sanção presidencial. Apenas após a sanção do presidente da República é que o projeto será transformado em lei.

Bolsa Família em março: confira calendário de pagamento

O calendário do Bolsa Família prevê dez pagamentos serão realizados ao longo do mês de março. Os repasses são feitos conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira quando cada pessoa receberá os valores:

continua depois da publicidade
  • NIS de final 1: pagamento em 20 de março de 2023;
  • NIS de final 2: pagamento em 21 de março de 2023;
  • NIS de final 3: pagamento em 22 de março de 2023;
  • NIS de final 4: pagamento em 23 de março de 2023;
  • NIS de final 5: pagamento em 24 de março de 2023;
  • NIS de final 6: pagamento em 27 de março de 2023;
  • NIS de final 7: pagamento em 28 de março de 2023;
  • NIS de final 8: pagamento em 29 de março de 2023;
  • NIS de final 9: pagamento em 30 de março de 2023;
  • NIS de final 0: pagamento em 31 de março de 2023.

Para conferir o valor da parcela é possível utilizar o aplicativo do Caixa Tem (Android e iOS) ou do Auxílio Brasil (Android e iOS). Quem não possui smartphone com acesso à internet tem a possibilidade de fazer a consulta por telefone. Para isso, basta ligar para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal no número 111 ou pelo0 telefone 121 do Ministério do Desenvolvimento Social.

continua depois da publicidade

O Bolsa Família é destinado às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para poder receber o benefício, é exigida a inscrição atualização no CadÚnico e que faça parte de um dos grupos a seguir:

  • Família em situação de extrema pobreza;
  • Família em situação de pobreza;
  • Família em situação de emancipação.

Vale ressaltar que, a partir deste mês, os pagamentos complementares do Bolsa Família começam a ser realizados. Para cada criança de até seis anos de idade incluída do grupo, haverá acréscimo de R$ 150.

Leia também

Concursos em sua
cidade