Bolsa Família terá atualização cadastral; veja como vai ser

O procedimento de atualização cadastral está previsto para começar no mês de março, mas deve prosseguir até dezembro deste ano. De acordo com os dados do Governo Federal, foram identificadas mais de 2,5 milhões de irregularidades.

Em março, o Governo Federal inicia os procedimentos de atualização cadastral com os dados de todos os beneficiários inscritos no Bolsa Família. A previsão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social é que a medida seja concluída até dezembro deste ano, a fim de contemplar o maior número possível de cadastros.

continua depois da publicidade

De acordo com as informações do governo, foram identificados mais de 2,5 milhões de indícios de irregularidades e estima-se que cerca de 1,4 milhão de beneficiários foram excluídos da folha de pagamento de março. Portanto, espera-se remover 1,1 milhão de inscrições irregulares até o final do processo de atualização cadastral. Com o relançamento do programa, novas regras de elegibilidade entram em vigor, modificando os parâmetros do antigo Auxílio Brasil. Saiba mais a seguir:

Como vai funcionar a atualização cadastral do Bolsa Família?

Em primeiro lugar, será necessário que todos os 21 milhões de beneficiários inscritos no Bolsa Família realizem a atualização cadastral para permanecer no programa. No entanto, o agendamento desse procedimento será realizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada região, e os beneficiários deverão comparecer somente quando forem chamados.

Leia também

Para atender as demandas, foram contratadas 12 mil pessoas a fim de reforçar o atendimento nesses postos e trabalhar na atualização do cadastro do Bolsa Família. Caso os dados atualizados concordem com as regras do programa, a previsão é que as transferências aconteçam normalmente. Porém, se os dados mostrarem que o cidadão não é elegível ao benefício, a inscrição será cancelada.

continua depois da publicidade

Além disso, se os inscritos não comparecerem aos agendamentos, o benefício será bloqueado no prazo de dois meses. Contudo, todos seguirão recebendo o Bolsa Família de maneira regular enquanto não forem convocados para a atualização cadastral.

Quais são os critérios avaliados?

Em todos os casos, a revisão das informações será realizada através do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Por via de regra, essas informações devem ser atualizadas a cada dois anos ou sempre que houver uma alteração na composição familiar, o que inclui óbitos e nascimentos, mudança de endereço, nova fonte de renda por contratação de um dos membros e afins.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, serão convocados a partir de março desse ano todas as famílias cuja última atualização aconteceu em 2016 ou 2017. Em dezembro desse ano, a convocação atenderá as famílias que atualizaram o CadÚnico pela última vez em 2018, 2019 ou 2020.

A atualização cadastral terá como enfoque a inconsistência de renda, em especial para as famílias que não se enquadram na categoria de extrema pobreza e pobreza. Portanto, será aplicado um novo cálculo com base nos registros do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para identificar se a renda per capita familiar está dentro do limite de R$ 210.

Ademais, as famílias beneficiárias do Bolsa Família que possuem renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a meio salário mínimo poderão ser excluídas do programa caso o novo cálculo ultrapasse o limite de R$ 651. Mais ainda, serão considerados os aspectos de composição familiar, uma vez que as famílias unipessoais, compostas por pessoas que moram sozinha, deverão passar pela averiguação.

continua depois da publicidade

Entretanto, o cronograma específico com os prazos para a realização da atualização cadastral ainda será definido. A expectativa é que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social publique uma instrução normativa com os prazos específicos para cada município. Posteriormente, será possível repassar a verba para que as prefeituras paguem os profissionais contratados para atuar nos centros de assistência social.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade