Vai ter pagamento do Auxílio Gás em março? Veja as próximas datas de depósito

O programa, criado no ano passado, tem como objetivo amortecer os impactos econômicos que o valor do botijão de gás de cozinha causam no orçamento das famílias mais pobres.

O novo Auxílio Gás foi lançado oficialmente no governo Lula, em fevereiro, tendo como grande mudança o valor que passou para 100% da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg, medida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). A lei original de criação do benefício previa um valor de 50% dessa média.

Na prática, continua sendo distribuído o mesmo valor depositado em agosto, outubro e dezembro de 2022. Nesse período, o governo federal havia conseguido recursos extras que lhe permitiam pagar 100% da média nacional pelo produto.

O atual governo liberou o benefício com base na mesma referência de valor. Em relação ao pagamento, o cronograma de repasses permanece o mesmo do programa de transferência de renda do país, o Bolsa Família.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Os critérios de elegibilidade para o novo vale-gás em 2023 permanecem os mesmos do ano passado, sendo destinado a:

  • Famílias cadastradas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, inclusive as que são beneficiadas por programas do governo como Bolsa Família;
  • Famílias que tenham morador na mesma casa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social, inscritas ou não no CadÚnico.

Além disso, a prioridade será dada às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Afinal, vai ter pagamento do Auxílio Gás em março?

O Governo Federal concluiu a última rodada de pagamentos do Auxílio Gás no último dia 28. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, mais de 5,95 milhões de pessoas receberam o saldo em suas contas digitais.

O programa fará uma pausa oficial de 30 dias e retornará em abril, pois as transferências devem acontecer sempre a cada dois meses de acordo com as regras gerais do Auxílio Gás. Logo, não vai ter pagamento do Auxílio Gás em março. Além disso, conforme a pasta, é possível usar o mesmo botijão de gás de 13 kg por 60 dias.

Por fim, o calendário do Auxílio Gás de abril já está disponível, pois o Governo Federal divulga todas as datas no início do ano. As liberações do benefício devem ocorrer entre os dias 14 e 28 do próximo mês, sempre baseado no último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Veja no calendário a seguir:

  • Beneficiários com NIS final 1: 14 de abril (sexta-feira);
  • Beneficiários com NIS final 2: 17 de abril (segunda-feira);
  • Beneficiários com NIS final 3: 18 de abril (terça-feira);
  • Beneficiários com NIS final 4: 19 de abril (quarta-feira);
  • Beneficiários com NIS final 5: 20 de abril (quinta-feira);
  • Beneficiários com NIS final 6: 24 de abril (segunda-feira);
  • Beneficiários com NIS final 7: 25 de abril (terça-feira);
  • Beneficiários com NIS final 8: 26 de abril (quarta-feira);
  • Beneficiários com NIS final 9: 27 de abril (quinta-feira);
  • Beneficiários com NIS final 0: 28 de abril (sexta-feira).

Leia também

você pode gostar também

Aposentadoria por invalidez: veja as regras e quem tem direito

A aposentadoria por invalidez é uma das modalidades previstas na legislação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, existem critérios específicos sobre as regras e quem tem direito aos pagamentos mensais nessa categoria.

Empresa é obrigada a pagar vale-alimentação? Veja as regras do benefício na CLT

Vale-alimentação é um dos benefícios oferecidos por empresas aos seus colaboradores. Entenda se o repasse é obrigatório ou não, diante do exposto na CLT.

Qual é a idade mínima para se aposentar? Veja as regras do INSS 2023

A idade mínima para se aposentar é alterada anualmente, com base nas normas da Reforma da Previdência. Confira quais são as regras do INSS de 2023.

Projeto de lei cria mais um saque FGTS; entenda a nova modalidade

Novo Projeto de Lei quer permitir que mais uma modalidade do saque FGTS seja liberada. Proposta já está na Câmara dos Deputados.

Quem trabalha de carteira assinada pode receber o Bolsa Família?

Bolsa Família retorna como programa assistencial do governo atendendo famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade; confira regras.

Calendário INSS para o mês de março: datas de pagamento

Calendário INSS, referente ao mês de março, inicia os repasses nesta segunda-feira (27/03). Veja todas as datas.