Calendário INSS inicia pagamentos acima do piso; veja quem recebe

Segundo o calendário do INSS, depósitos para quem ganha valores acima de um salário mínimo começam nesta quarta-feira (01/03).

Nesta quarta-feira, dia 01 de março, aposentados e pensionistas que possuem o direito a valores acima de um salário mínimo começam a receber os depósitos relativos ao mês de fevereiro. De acordo com calendário do INSS, também restam datas para quem ganha o valor do piso nacional.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de realizar os pagamentos de aposentadorias e pensões também repassa o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ao contrário de aposentados e pensionistas, os beneficiários do BPC não possuem 13º salário e não estão vinculados à Previdência Social.

Calendário INSS de fevereiro: pagamentos restantes

Apesar de o mês de março já ter começado, os pagamentos do INSS que estão sendo feitos no momento são referentes ao mês de fevereiro.

Leia também

O calendário de repasses do INSS considera o penúltimo dígito (999.999.999-9) do Número do Beneficiário (NB). Os beneficiários ainda são divididos entre os que ganham até um salário mínimo (atualmente em R$ 1.302) e quem tem direito de receber acima desse valor. Confira as datas:

continua depois da publicidade

Até um salário mínimo

Quem recebe o piso e tem NB de 1 a 5 já está em posse do benefício. Veja os depósitos restantes para os indivíduos que ganham até um salário mínimo:

  • NB com penúltimo dígito 6: 01 de março de 2023 (HOJE);
  • NB com penúltimo dígito 7: 02 de março de 2023;
  • NB com penúltimo dígito 8: 03 de março de 2023;
  • NB com penúltimo dígito 9: 06 de março de 2023;
  • NB com penúltimo dígito 0: 07 de março de 2023.

Acima de um salário mínimo

Confira o calendário INSS voltado para aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo:

continua depois da publicidade
  • NB com penúltimo dígito 1 e 6: 01 de março de 2023 (HOJE);
  • NB com penúltimo dígito 2 e 7: 02 de março de 2023;
  • NB com penúltimo dígito 3 e 8: 03 de março de 2023;
  • NB com penúltimo dígito 4 e 9: 06 de março de 2023;
  • NB com penúltimo dígito 5 e 0: 07 de março de 2023.

Como consultar os pagamentos do INSS

Os pagamentos do INSS podem ser consultados por meio da central do instituto, cujo telefone é o 135. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, seguindo o horário de Brasília. O interessado precisa informar seus dados pessoais quando solicitado.

Quem possui acesso à internet pode utilizar o site do Meu INSS ou o aplicativo do Meu INSS (Android e iOS). Em ambos os casos é exigido que o beneficiário tenha conta no gov.br. Quem não tiver poderá criar uma nova gratuitamente.

calendário INSS 2023

Calendário INSS 2023. Foto: Divulgação / INSS

Governo quer zerar fila do INSS

De acordo com o Wolney Queiroz, novo secretário-executivo do Ministério da Previdência, em entrevista à Folha de Pernambuco, o governo federal pretende zerar a fila do INSS. Atualmente, estima-se que cerca de 1,2 milhão de atendimentos estejam atrasados, conforme o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

continua depois da publicidade

Segundo Queiroz, um plano considerado ousado será apresentado ao ministro da Previdência, Carlos Lupi. O atendimento deverá ser mais rápido e outras mudanças, como informatização e um cartão para aposentados, poderão ser implementadas.

Por fim, ele aponta que a burocracia é uma das maiores responsáveis pelos atrasos dos atendimentos e consequentemente o represamento de pedidos, gerando a fila. Assim, existe a pretensão de agilizar alguns processos. Não foram dados detalhes sobre como as mudanças serão implementadas e nem como, pois ainda estão em fase de estudo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade