É aposentado? Veja 11 benefícios que você tem direito e talvez não saiba

A aposentadoria concede benefícios para quem parou de trabalhar. Diversos aposentados não sabem parte dos seus direitos.

O sonho de muitos trabalhadores é se aposentar e poder ter tempo para curtir a família, amigos, viajar e fazer as atividades que gosta. Além de ter a possibilidade de obtenção dessas coisas, quem é aposentado também possui 11 benefícios, sendo que alguns são desconhecidos de grande parte das pessoas.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que, apesar de ser possível de se aposentar antes, na maioria dos casos abaixo consideraremos para este texto os aposentados que possuem 60 anos ou mais. Ou seja, aposentados que também são idosos, conforme prevê a legislação.

1. Atendimento preferencial

Os aposentados possuem o direito de serem atendidos de forma preferencial. Essa norma vigora tanto para órgãos públicos, quanto para instituições privadas.

Leia também

2. Vagas exclusivas

Em estacionamentos, 5% das vagas devem obrigatoriamente estarem reservadas para idosos. Assim, a maior parte dos aposentados podem utilizar os espaços que, geralmente, oferecem mais comodidade.

continua depois da publicidade

3. Pensão dos filhos

Aposentados considerados idosos, que não possuem como se sustentar de forma adequada e que comprovem sua situação, podem solicitar pensão de seus filhos. Este é um direito que pode ser adquirido judicialmente caso os filhos se recusem.

4. Meia entrada

O benefício da meia-entrada geralmente é visto como um direito de estudantes. Contudo, aposentados idosos também possuem a opção de comprem bilhetes para eventos de lazer com 50% de desconto. Sendo assim, idas ao cinema, shows, museus, eventos esportivos, entre outros, possuem incentivos.

continua depois da publicidade

5. Isenção de IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto pago anualmente aos municípios. Em alguns deles, existem leis que preveem a isenção total ou parcial para aposentados.

Caso você não saiba como funciona as regras da sua cidade, vale a pena conferir. Como é um imposto municipal, cada cidade tem sua regra de IPTU.

6. Fornecimento de medicamentos

O sistema de saúde pública do Brasil conta com diversos benefícios aos cidadãos. Entre eles está o fornecimento de medicamentos gratuitos. Parte deles podem ser obtidos por meio do programa Farmácia Popular e parte pode ser encontrada nos postos de saúde e hospitais. Alguns medicamentos para idosos, mesmo fora da lista comum, também podem ser distribuídos gratuitamente.

continua depois da publicidade

7. Transporte gratuito

O transporte urbano e, em alguns casos interurbano, também é um direito do aposentado idoso. Ele possui vagas exclusivas reservadas. Caso a cota ainda não tenha sido preenchida a viagem é gratuita.

8. Quitação de imóvel por invalidez

Se uma pessoa se aposenta por invalidez e tinha um imóvel financiado, existe a possibilidade de que haja a quitação da dívida de forma antecipada. Contudo, por ser algo um pouco controverso e desconhecido, recomenda-se que a pessoa sempre consulte o contrato antes.

9. Direito de sacar o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma forma de reserva do trabalhador. Quando ele se aposenta, teoricamente já não há mais função para o fundo. Assim, ele pode ser sacado na íntegra pelo aposentado.

10. Manutenção do plano de saúde

Se um trabalhador aposenta e a empresa oferecia um plano de saúde, ele ainda possui o direito de usufruir do benefício, com a ressalva de que pague o que a empresa repassava ao convênio.

11. Prioridade na restituição do imposto de renda

De acordo com as regras do Imposto de Renda, a restituição realizada pela Receita Federal possui um grupo prioritário. Dentro dele, estão os aposentados. Portanto, eles recebem primeiro os valores devolvidos pela Receita.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade