Apesar de o mês de fevereiro estar chegando ao fim, os pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás continuam. De acordo com o calendário, oito grupos já receberam os recursos. Ainda existem dois grupos de beneficiários aptos a ganharem os valores.
Vale lembrar que o Bolsa Família conta com mais de 21 milhões de beneficiários. Já o Auxílio Gás possui cerca de 5,9 milhões de inscritos. Desde que cumpra todas as regras, existe a possibilidade uma mesma pessoa pode receber ambos os depósitos.
Calendário do Bolsa Família e do Auxílio Gás: fevereiro
O calendário do Auxílio Gás segue as datas estipuladas para o Bolsa Família. Com o mesmo cronograma, ambos realizam seus pagamentos de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Confira os repasses restantes para o mês de fevereiro:
- NIS final 9: pagamento dia 27 de fevereiro de 2023;
- NIS final 0: pagamento dia 28 de fevereiro de 2023.
Os beneficiários do Bolsa Família podem verificar os pagamentos por meio do número de telefone 111 da Caixa Econômica Federal ou pelo 121 do Ministério do Desenvolvimento Social (antigo Ministério da Cidadania).
Há também a possibilidade de consulta mediante um smartphone com acesso à internet. O interessado pode utilizar o aplicativo do Caixa Tem (Android e iOS) e o app do Auxílio Brasil (Android e iOS).
Quem pode receber o Bolsa Família
O Bolsa Família realiza pagamentos mensais de R$ 600. Os repasses são feitos para quem está inscrito no CadÚnico e que cumpre um dos seguintes requisitos:
- Ser membro de família em situação de extrema pobreza;
- Ser membro de família em situação de pobreza;
- Ser membro de família em situação de emancipação.
Quem pode ganhar o Auxílio Gás
Para receber o Auxílio Gás é necessário cumprir um dos requisitos abaixo:
- Família quem tenha renda per capita de até meio salário mínimo e inscrita no CadÚnico;
- Família que tenha um membro que ganhe o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Família que consiga comprovar que não possui meio de subsistência.
Os pagamentos do Auxílio Gás são feitos de forma bimestral, sendo que o calendário de fevereiro conta com os primeiros repasses de 2023. O programa deposita 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Atualmente, o valor está em R$ 112. A média é feita por meio de levantamentos feitos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP).
Mesmo que cumpra todos os requisitos um potencial beneficiário poderá ficar na fila do Auxílio Gás por conta do orçamento limitado do programa. Assim, existe preferência para mulheres vítimas de violência doméstica, famílias que forem mais pobres e inscritos no Bolsa Família.
Beneficiários serão excluídos do Bolsa Família
O governo federal informou que mais de 1,5 milhão de beneficiários do Bolsa Família deverão ser excluídos do programa. Segundo o anúncio, essas pessoas estão recebendo repasses de forma irregular.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, disse que a retirada começará no mês de março, sendo que 400 mil beneficiários se enquadram em cadastros unipessoais.
Ainda de acordo com o governo federal, ao excluir os beneficiários indevidos, outras pessoas, que estavam na fila de espera do Bolsa Família, poderão passar a ganhar os pagamentos. Até o fim do ano, o governo espera revisar cerca de 5 milhões de cadastros, o que deve gerar mais exclusões.