O que é o NIS? Veja como consultar o seu número de registro no CadÚnico

O número NIS é importante para trabalhadores de carteira assinada, autônomos e participantes de programas sociais do governo; veja o que significa e para que serve.

O Número de Identificação Social (NIS) é necessário tanto para pessoas com carteira assinada quanto para as que acessam programas sociais. Por exemplo, é fundamental para a obtenção do seguro-desemprego e do Bolsa Família.

continua depois da publicidade

Desse modo, entender o que é o NIS, sua utilização e como acessar o número é importante para evitar transtornos na hora de enviar documentos para concursos ou programas governamentais. Confira sua importância e como consultar abaixo.

O que é o Número de Identificação Social?

O NIS é um Número de Identificação Social cujo objetivo é identificar os brasileiros que têm direito a receber benefícios trabalhistas ou sociais do Governo Federal. Ele é um código composto por 11 dígitos e pode ser consultado de diversas formas, como você verá adiante.

Leia também

Quem tem carteira assinada ou recebe o Bolsa Família possui um número NIS, gerado no ato do cadastro pela empresa, Prefeitura ou órgão governamental. Os números do NIS e do PIS são iguais, sendo o PIS gerado na assinatura da carteira de trabalho.

continua depois da publicidade

Para que serve?

O NIS é utilizado para acessar direitos trabalhistas, como FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e aposentadoria, e para pagamento de benefícios sociais, como o Auxílio Gás.

Assim, pessoas que estão iniciando um novo emprego sob o regime CLT, ingressando no seguro-desemprego, acessando o FGTS, solicitando aposentadoria ou participando de programa social do governo devem apresentar o número do NIS.

Além disso, com o NIS é possível fazer registrar no CadÚnico (Cadastro Único Para Programas Sociais) que dá o direito à participação nos seguintes programas:

continua depois da publicidade
  • Bolsa Família;
  • Carteira do Idoso;
  • Minha Casa Minha Vida;
  • Carta social;
  • Aposentadoria por baixa renda;
  • Bolsa estiagem;
  • Programa Cisterna;
  • Bolsa verde;
  • Tarifa social de conta de Luz;
  • Tarifa social de conta de água;
  • Isenção da taxa de inscrição em concursos públicos.

Como localizar o NIS?

Existem várias formas de localizar o NIS, entre eles o Cartão Cidadão, extrato do FGTS, o site do Meu INSS e o site do CadÚnico. Confira como consultar a seguir:

  • Carteira de Trabalho: o número do NIS se encontra na página que tem a sua foto e seus dados pessoais.
  • Cartão Cidadão: nele o NIS aparece na parte frontal do cartão. Portanto, todo aquele código de 11 números é referente ao NIS.
  • Cartão Bolsa Família: assim como no Cartão Cidadão, o cartão do Bolsa Família tem o número do NIS exibido logo na frente.
  • RG: a versão mais recente da Carteira de Identidade contém o número do PIS/PASEP que é o mesmo do NIS.

Como consultar o número do NIS?

A consulta pode ser feita através do site Meu INSS, Meu CadÚnico e no Portal CNIS. Outro jeito de realizar a consulta é através da Central de Atendimento 135, do INSS. Também é possível consultar o número do NIS indo até uma das agências da Caixa Econômica, portando os documentos pessoais.

continua depois da publicidade

Qual a diferença entre PIS, NIS e NIT?

PIS, NIT e NIS são o mesmo número, mas gerados por meios diferentes. O PIS é gerado no primeiro registro da carteira de trabalho, enquanto o NIT é o Número de Identificação do Trabalhador, pertencente apenas aos empregados domésticos, contribuintes individuais ou facultativos.

Em resumo, o NIT é o número de registro para quem trabalha por conta própria, o PIS para quem tem carteira assinada e o NIS para quem participa de programas sociais do governo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade