BPC indeferido, bloqueado ou suspenso: veja o que fazer nesses casos

É preciso cumprir certos requisitos para receber e manter o Benefício de Prestação Continuada, confira quais são eles e o que fazer em caso de indeferimento, bloqueio ou suspensão.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), garante o pagamento de um salário mínimo mensal a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

No entanto, há casos em que o valor pode ser negado, bloqueado ou suspenso. Essa pode ser uma situação incômoda, por isso é importante saber quais providências tomar para resolver o problema e recuperar o acesso ao benefício.

Primeiramente, é fundamental entender o que é o BPC e quem pode recebê-lo. Saiba mais a seguir.

O que é o BPC e quem pode receber?

O Benefício de Prestação Continuada, instituído pela LOAS em 1993, concede uma renda mensal a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência (de qualquer idade) em situação de vulnerabilidade social.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento do benefício, que equivale a um salário mínimo (R$ 1.302) por mês. Para ter acesso ao recurso, o interessado deve atender aos critérios de elegibilidade, que incluem renda familiar de até um quarto do salário mínimo, por pessoa do domicílio.

É importante ressaltar que o BPC é um benefício assistencial, ou seja, o requerente não precisa ter contribuído com o INSS para ter direito ao valor.

Por que o BPC pode ser indeferido, bloqueado ou suspenso?

Quando o requerente não atender aos critérios de elegibilidade ou não comparecer ao INSS ou fornecer os documentos necessários, o BPC poderá ser negado. Nesses casos, o solicitante pode saber o motivo do indeferimento por meio dos canais de atendimento do INSS e interpor recurso em até 30 dias após a notificação.

O BPC também pode ser bloqueado caso o INSS não consiga contatar o beneficiário por meio de cartas ou rede bancária. Da mesma forma, o cidadão tem 30 dias para entrar em contato com o instituto por meio da Central 135 para saber o motivo do bloqueio e ter o crédito do benefício desbloqueado.
O não comparecimento ao INSS no prazo estipulado poderá acarretar na suspensão do BPC.

O benefício também poderá ser suspenso se as condições que levaram à sua concessão não forem mais atendidas; ou ainda, caso o beneficiário passe a exercer atividade remunerada, inclusive como microempreendedor individual.

Nessas situações, o BPC poderá ser reativado somente após o término do vínculo empregatício ou da atividade empresarial, ou após o vencimento do prazo para pagamento do seguro-desemprego ou benefício previdenciário.

Por fim, vale lembrar que o Governo Federal realiza revisões do BPC periodicamente para garantir que os beneficiários continuem a atender aos critérios de elegibilidade exigidos, bem como para identificar possíveis irregularidades.

Leia também

você pode gostar também

Cartilha lista 15 direitos da pessoa idosa com deficiência

Cartilha reúne marcos regulatórios, leis federais e estaduais, programas sociais e políticas públicas para garantir os direitos das pessoas idosas com deficiência no país.

Quem recebe pensão por morte pode trabalhar de carteira assinada?

A pensão por morte é um direito dos dependentes de segurados ou trabalhadores falecidos. Entenda se quem recebe os valores pode ou não trabalhar de carteira assinada.

Posso usar o FGTS para comprar um imóvel? Saiba o que fazer

O FGTS é uma garantia criada para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Veja se o saldo do benefício pode ser usado para comprar e financiar um imóvel, mantendo vivo o sonho da casa própria.

Calendário INSS de Março 2023: veja as datas de pagamento

Os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contemplam mais de 37 milhões de brasileiros, com o calendário dividido entre os segurados que recebem até um salário mínimo e quem recebe acima desse valor, dentro das regras do…

INSS: entenda o que é a regra do pedágio das aposentadorias

Regra do pedágio surgiu após a Reforma da Previdência e é motivo de muitas dúvidas entre os milhões de segurados do INSS que desejam se aposentar.

Projeto prevê novo benefício do INSS para trabalhadores NESTA situação

Projeto de Lei prevê a criação de um novo benefício do INSS para trabalhadores inseridos em uma determinada situação. Veja aqui mais informações.