Bolsa Família: mais de 1,5 milhão de cadastros serão excluídos, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, afirmou que mais de 1,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família serão excluídos em março.

Durante entrevista concedida à GloboNews, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, afirmou que mais de 1,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família serão excluídos já no mês de março. De acordo com ele, o governo encontrou irregularidades nos cadastros dos referidos inscritos.

continua depois da publicidade

Além da exclusão de beneficiários do Bolsa Família, há expectativa de que, a partir da reestruturação do programa, sejam incluídos cerca de 700 mil famílias que se encaixam nas regras e não estavam recebendo o auxílio do governo federal.

Conforme os membros da área orçamentária do atual governo, o pente-fino no Bolsa Família pode garantir uma economia de R$ 10 bilhões aos cofres públicos.

Bolsa Família: mais de 1,5 milhão de famílias serão excluídas

Leia também

A partir de março, 1,55 milhão de beneficiários do Bolsa Família serão excluídos do programa. Essa informação foi repassada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

continua depois da publicidade

O número é fruto de investigação que apontou que essas pessoas estavam recebendo o benefício de maneira irregular. Além disso, a expectativa do governo é que, após a triagem, o total de excluídos seja de 2,5 milhões.

De acordo com o ministro, mais de 2.200 famílias decidiram sair voluntariamente, junto ao aplicativo disponibilizado pelo governo federal.

Vale salientar que boa parte da suspeita do governo quanto às irregularidades diz respeito às famílias unipessoais, pois há cinco milhões de pessoas que moram sozinhas e recebem o Bolsa Família. Assim, muitos cadastros serão revisados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

continua depois da publicidade

A expectativa é que o procedimento seja realizado até dezembro deste ano. O governo estima que, do total de pessoas que recebem o benefício hoje e moram sozinhas, 2,5 milhões têm indícios de irregularidades em relação à renda e não atendem aos critérios do programa Bolsa Família.

Em suma, a medida visa retirar do programa quem não tem direito ao benefício e incluir as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social no país.

Quem tem direito ao Bolsa Família?

Para ter direito ao valor médio de R$ 600 do Bolsa Família, é necessário cumprir com uma série de requisitos. Por enquanto, eles seguem os mesmos do Auxílio Brasil. Por isso, para acessar os valores é preciso inicialmente ter a inscrição atualização no CadÚnico, e estar inserido em uma das seguintes regras:

continua depois da publicidade
  • Ser de família que está em situação de pobreza;
  • Ser de família que está em situação de extrema pobreza;
  • Ser de família que está em situação de emancipação.

O governo federal, no entanto, objetiva retomar com alguns requisitos obrigatórios do antigo Bolsa Família, como acompanhamento vacinal e frequência escolar regular para crianças e adolescentes.

Representantes do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde vêm debatendo esse tema para acertar maiores detalhes. Contudo, ainda não existe uma data fixada para que os novos critérios sejam divulgados e passem a valer.

Os beneficiários do Bolsa Família podem realizar o saque nas casas lotéricas ou agências da Caixa Econômica Federal. Além disso, também é possível fazer movimentações no aplicativo Caixa Tem (Android e iOS).

Ainda na plataforma, o cidadão pode conferir valores, saber se tem direito ao benefício e verificar o cronograma de pagamentos. Vale salientar que nesses mesmos canais de atendimento é possível acessar informações sobre o Auxílio Gás.

Quem não tiver acesso à internet pode fazer a consulta pelo telefone 111 da Caixa Econômica Federal, ou ainda o 121 do Ministério do Desenvolvimento Social.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade