Quem tem cadastro irregular pode sair do CadÚnico voluntariamente

O objetivo da medida é incentivar a saída voluntária do CadÚnico de quem foi induzido a se inscrever de forma incorreta para receber o Auxílio Brasil. Saiba mais.

Se você se inscreveu de forma irregular no CadÚnico, saiba que a partir de agora pode sair voluntariamente do referido cadastro. É que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) habilitou recentemente a possibilidade de os cidadãos que se inscreveram de forma incorreta solicitarem a exclusão de seus registros espontaneamente.

continua depois da publicidade

A medida foi instituída por meio da Portaria nº 860, publicada na última quarta-feira (15/02) pelo MDS. Para permitir que os cidadãos saiam do CadÚnico de forma voluntária, a pasta incluiu no aplicativo do cadastro a funcionalidade que possibilita excluir seus registros.

A saída voluntária do CadÚnico é voltada especificamente para cadastros unipessoais, ou seja, de quem afirmou morar sozinho, mesmo morando com a família. Exceto para cadastros unipessoais de quem recebe o Benefício de Prestação Continhada (BPC) e de pessoas em situação de rua.

O objetivo, segundo o MDS, é de incentivar a saída voluntária do CadÚnico de quem foi induzido a se inscrever de forma incorreta para receber o Auxílio Brasil, antigo programa de transferência de renda do governo federal.

continua depois da publicidade
Leia também

Após solicitar a exclusão, os cidadãos vão poder realizar o cadastramento correto em suas famílias. Para tanto, precisarão buscar os locais de atendimento na cidade onde reside.

Atualização no app do CadÚnico

Com a atualização no aplicativo do CadÚnico a partir da inclusão da nova funcionalidade, o cidadão que preenche os requisitos de acesso a programas sociais e ainda não tem seu direito garantido, poderá receber o benefício.

continua depois da publicidade

De acordo o ministro do MDS, Wellington Dias, o pente-fino realizado no sistema mostrou que, das 10 milhões de inscrições em análise, cerca de 2,5 milhões apresentaram alguma irregularidade de renda e não atendem aos critérios aos critérios do Auxílio Brasil que voltará a se chamar Bolsa Família.

Como sair do CadÚnico voluntariamente?

Para sair voluntariamente do CadÚnico, basta acessar o site ou aplicativo Cadastro Único (Android e iOS) e seguir as instruções abaixo.

  • Com o site ou app do Cadastro Único aberto, selecione a opção “Consulta Completa”;
  • Após, informe seus dados de login (CPF e senha) e toque em “Continuar”;
  • Agora, toque na seta que aparece no canto superior da tela;
  • Em seguida, selecione a opção “Cancele o seu cadastro”;
  • Ao fazer isso, você será redirecionada para outra página, onde deverá clicar novamente em “Cancele o seu cadastro”;
  • Por fim, toque em “Confirmar” para concluir a sua exclusão do CadÚnico.

Vale destacar que a função de excluir registros no CadÚnico somente está ativa em dias úteis, das 7h às 21h.

continua depois da publicidade

Outro ponto de destaque é que caso o cidadão não consiga solicitar a exclusão do seu cadastro pelo site ou aplicativo, ele pode procurar a gestão municipal do CadÚnico para fazer tal procedimento.

O que é o CadÚnico?

O Cadastro Único para Programas Sociais, ou simplesmente CadÚnico, é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras que estão em situação de pobreza e extrema pobreza.

A partir dessas informações, o governo federal, estados e municípios implementam políticas públicas voltadas para promover a melhoria da vida dessas famílias.

Hoje, há o total de 40,7 milhões de famílias inscritas no CadÚnico.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade