Conselho publica medidas de fortalecimento do CadÚnico

Medida aprovada em reunião do Conselho Nacional de Assistência Social objetiva fortalecer o CadÚnico/SUAS com financiamento do Governo Federal para ações prioritárias.

No último dia 15 de fevereiro, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) aprovou a Resolução nº 96, que estabelece o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único (Procad) no Sistema Único da Assistência Social (Suas). O documento também determina os critérios federais de investimento do programa.

O Governo Federal pretende fornecer R$ 2,2 bilhões em cofinanciamento para estados e municípios ao longo do ano, além de outros R$ 199,5 milhões para o Procad-SUAS.

Segundo André Quintão, secretário Nacional de Assistência Social, esse programa marca uma nova fase na relação federativa com estados e municípios e fortalece os mecanismos de controle social. O programa visa atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) com segurança e dar acesso a quem mais precisa de políticas sociais.

Medidas de combate à fome e à vulnerabilidade social

O Cadastro Único é fundamental para mais de 30 programas do Governo Federal e cruza dados populacionais para determinar a elegibilidade para ações sociais.

Nesse sentido, o Procad-SUAS visa fortalecer a capacidade institucional dos municípios, estados e Distrito Federal para manter o Cadastro Único no SUAS. Também tem como objetivo estimular a atualização e regularização dos cadastros com inconsistências, garantindo que os programas sociais cheguem aos necessitados.

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, destacou a importância do diálogo, da atualização do Cadastro Único e da reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) durante a 314ª reunião ordinária do CNAS, em 9 de fevereiro.

“O Cadastro Único é o cérebro das políticas sociais do país. Por meio dele, queremos garantir oportunidades de emprego e de empreendedorismo para os beneficiários”, disse o ministro.

Da mesma forma, Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, descreveu a Resolução nº 96 como um passo significativo para a reconstrução do Cadastro Único no SUAS.

Além de atualizar o cadastro por meio de busca ativa, o programa atenderá famílias pertencentes a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), especialmente população em situação de rua, indígenas, pessoas com deficiência, idosos e crianças vítimas do trabalho infantil.

Margareth Alves, presidente do CNAS, ainda chamou a atenção para a importância do programa no combate à fome e na garantia de uma seguridade social efetiva para a população.

“Tenho certeza que esse mandato, com toda a sociedade civil e o governo, não é de um segmento, mas de um colegiado que defende o fortalecimento do SUAS. A fome tem pressa, as políticas públicas têm pressa e queremos que o Conselho seja transversal às demais políticas, porque assim teremos uma seguridade social efetiva e que garanta à população um país soberano, democrático e humano”, pontuou Alves.

Atualização do CadÚnico e nova análise dos inscritos

O governo federal também pretende atualizar até o final do ano os dados cadastrais de 5 milhões de famílias com apenas um membro inscritas no CadÚnico.

Conforme a pasta responsável pelo pente-fino, esse grupo é considerado mais suscetível a atividades fraudulentas. A estimativa é de cerca de 2,5 milhões pessoas recebendo pagamentos do Bolsa Família indevidamente, alguns dos quais ganham até nove salários mínimos.

Além disso, o governo planeja encaminhar os beneficiários do Bolsa Família que não atendem aos critérios de concessão desse auxílio para outros programas sociais, analisando cada caso individualmente.

O processo de revisão está previsto para ocorrer entre março e dezembro de 2023, e as famílias unipessoais serão notificadas por meio de seus celulares ou do extrato do Programa Bolsa Família. Essas deverão comparecer às respectivas prefeituras.

Além disso, o governo também está promovendo uma campanha de conscientização para incentivar as pessoas que não são elegíveis para os benefícios a se retirarem voluntariamente do programa.

Leia também

você pode gostar também

Aposentadoria por invalidez: veja as regras e quem tem direito

A aposentadoria por invalidez é uma das modalidades previstas na legislação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, existem critérios específicos sobre as regras e quem tem direito aos pagamentos mensais nessa categoria.

Empresa é obrigada a pagar vale-alimentação? Veja as regras do benefício na CLT

Vale-alimentação é um dos benefícios oferecidos por empresas aos seus colaboradores. Entenda se o repasse é obrigatório ou não, diante do exposto na CLT.

Qual é a idade mínima para se aposentar? Veja as regras do INSS 2023

A idade mínima para se aposentar é alterada anualmente, com base nas normas da Reforma da Previdência. Confira quais são as regras do INSS de 2023.

Projeto de lei cria mais um saque FGTS; entenda a nova modalidade

Novo Projeto de Lei quer permitir que mais uma modalidade do saque FGTS seja liberada. Proposta já está na Câmara dos Deputados.

Quem trabalha de carteira assinada pode receber o Bolsa Família?

Bolsa Família retorna como programa assistencial do governo atendendo famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade; confira regras.

Calendário INSS para o mês de março: datas de pagamento

Calendário INSS, referente ao mês de março, inicia os repasses nesta segunda-feira (27/03). Veja todas as datas.