ESTA categoria de trabalhadores pode receber passe livre em ônibus

O passe livre em ônibus é um benefício destinado para um grupo específico de pessoas, mas depende das regras de cada estado. Atualmente, existe uma proposta de atender uma categoria de trabalhadores com esse serviço.

A proposta que propõe o passe livre com acesso ao transporte público gratuito para um conjunto específico de trabalhadores consiste em uma ideia legislativa disponível no portal e-Cidadania do Senado Federal. Porém, contempla tanto os ônibus quanto os trens e metrô.

continua depois da publicidade

Neste sentido, possui uma tramitação específica que deve ser atendida, mas os profissionais podem participar desse processo. Ainda que nem todos os cidadãos conheçam essa modalidade de proposta, é um instrumento para que a população participe da tomada de decisões do governo. Saiba mais a seguir:

Como funciona a proposta?

Primeiramente, a ideia legislativa foi proposta pelo cidadão Felipe Martins dos Santos, morador de São Paulo. Desse modo, estabelece que o transporte público seja oferecido gratuitamente para os Bombeiros Civis, desde que estejam devidamente uniformizados e apresentem documentos comprovando a função exercida.

Leia também

Em termos mais específicos, o projeto pretende beneficiar os profissionais, mas ao mesmo tempo, o autor defende que eles serão responsáveis por auxiliar qualquer acidente dentro do veículo. Ou seja, estarão uniformizados e aptos a atender tanto as emergências de primeiros socorros quanto os incêndios, quando necessário.

continua depois da publicidade

De acordo com o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, organizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o país possui mais de 63 mil militares na ativa. Como ditam as normas das ideias legislativas, o texto possui até 18 de abril de 2023 para receber 20 mil apoios, antes de ser descartado.

O que é uma ideia legislativa?

Antes de mais nada, a definição de uma ideia legislativa consiste em uma proposta ou sugestão cujo o autor é um cidadão. Em específico, apresenta uma proposta para criação, modificação ou extinção de norma jurídica. Comumente, é possível encontrar esse conceito e outros aspectos semelhantes na legislação brasileira no Glossário de Termos Legislativos, disponível no site do Congresso Nacional para todos os brasileiros.

continua depois da publicidade

Desse modo, uma das principais características das ideias legislativas é que parte de um cidadão para o restante da população, seja de sua cidade e estado ou para todo o país. Ademais, essas propostas estão disponíveis para que outras pessoas apoiem e impulsionem-na para outras instâncias do governo. Entretanto, o prazo limite estabelecido é de 4 meses desde a publicação, pois o texto precisa alcançar 20 mil apoios individuais.

Somente assim será possível transformá-lo em Sugestão Legislativa. Por via de regra, a publicação de ideias legislativas, emissão de declarações de autoria e realização do apoio são realizadas mediante o cadastro dos usuários no portal e-Cidadania. Ou seja, deve-se informar o CPF para criar um login, usando também um e-mail ativo e indicando uma senha.

Entenda a tramitação da ideia legislativa

Assim que uma proposta alcança 20 mil apoios, é transformada de ideia legislativa para Sugestão Legislativa. Logo em seguida, é submetida à avaliação da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A partir dessa etapa, passa a tramitar como um projeto de lei, com votação inicial pelos senadores que compõem a comissão.

continua depois da publicidade

Quando aprovada, a Sugestão Legislativa é incorporada à CDH e se torna um Projeto de Lei. Em outras palavras, passa a tramitar como acontecem com outras peças legislativas, com submissão à Câmara dos Deputados e comissões permanentes.

Por fim, depois de tramitar no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, o projeto é enviado à Presidência da República. Portanto, o presidente pode sancionar ou vetar a proposta, tanto integralmente quanto parcialmente.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade