Calendário INSS inicia os repasses de fevereiro para aposentados

Os pagamentos do INSS para beneficiários que recebem um salário mínimo já começaram a ser feitos. Confira as datas oficiais do mês de fevereiro.

Nesta sexta-feira (17/02), inicia-se o calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de fevereiro para os segurados que recebem até um salário mínimo. Os valores são destinados aos aposentados, pensionistas, beneficiários do BPC e pessoas que recebem os demais auxílios pagos pelo Instituto.

continua depois da publicidade

Os repasses começam a ser realizados hoje e serão interrompidos em razão do feriado de Carnaval. O retorno acontece na próxima quinta-feira (23/02), após os dias de folia. De acordo com dados do INSS, mais de 37 milhões de brasileiros recebem algum pagamento realizado pela instituição.

Esses depósitos são feitos em calendários distintos: um para quem ganha até um salário mínimo e outro para aqueles que recebem mais do que o piso nacional.

Calendário INSS de fevereiro: conheça as datas

Leia também

O calendário do INSS é organizado conforme o penúltimo dígito do Número de Benefício (NB) dos segurados. Todas as datas são definidas por uma divisão de dez grupos, e cada um recebe seus valores em dias específicos.

continua depois da publicidade

Os pagamentos para aposentados e pensionistas do INSS serão realizados da seguinte maneira em fevereiro para quem tem direito a até um salário mínimo (R$ 1.302):

  • Penúltimo dígito do NB 1: pagamento no dia 17 de fevereiro (HOJE);
  • Penúltimo dígito do NB 2: pagamento no dia 23 de fevereiro;
  • Penúltimo dígito do NB 3: pagamento no dia 24 de fevereiro;
  • Penúltimo dígito do NB 4: pagamento no dia 27 de fevereiro;
  • Penúltimo dígito do NB 5: pagamento no dia 28 de fevereiro;
  • Penúltimo dígito do NB 6: pagamento no dia 1 de março;
  • Penúltimo dígito do NB 7: pagamento no dia 2 de março;
  • Penúltimo dígito do NB 8: pagamento no dia 3 de março;
  • Penúltimo dígito do NB 9: pagamento no dia 6 de março;
  • Penúltimo dígito do NB 0: pagamento no dia 7 de março.

Cronograma muda para quem recebe acima do piso

Os beneficiários do INSS, que recebem a partir de R$ 1.302,01, devem ter acesso aos valores de fevereiro somente no início do próximo mês. Para esses, o calendário fica da seguinte forma:

continua depois da publicidade
  • Penúltimo dígito do NB 1 ou 6: pagamento no dia 1 de março;
  • Penúltimo dígito do NB 2 ou 7: pagamento no dia 2 de março;
  • Penúltimo dígito do NB 3 ou 8: pagamento no dia 3 de março;
  • Penúltimo dígito do NB 4 ou 9: pagamento no dia 6 de março;
  • Penúltimo dígito do NB 5 ou 0: pagamento no dia 7 de março.

Consulta do benefício

Todos os pagamentos são realizados, normalmente, em até 15 dias após a liberação do benefício. Para consultar a data do repasse, bem como o valor, basta ligar para o número 135, central do INSS que funciona de segunda-feira a sábado. O atendimento acontece das 7h às 22h, seguindo o horário de Brasília.

Também é possível fazer a consulta virtual, no site do Meu INSS ou aplicativo de mesmo nome, disponível para Android e iOS.

Governo quer reduzir lista de espera do INSS

De acordo com ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o governo vem trabalhando para agilizar a liberação de benefícios que dependam de perícias médicas do INSS, como nos casos do auxílio-acidente ou aposentadoria especial.

continua depois da publicidade

Conforme dados do governo, no mês de janeiro havia cerca de 562 mil pessoas na fila de espera. Os mutirões devem começar em março no Nordeste do país, que é onde está concentrada a maior demanda. Nessa região, há locais em que o tempo de espera varia de três a seis meses.

Vale salientar que não existe um prazo máximo fixado em lei para atendimento. Assim, meta é reduzir, até o fim de 2023, o tempo médio de espera por perícia para 45 dias em todo o país. Esse é período considerado adequado para análise e concessão, como já acontece no estado de São Paulo, por exemplo.

De acordo com o ministro, será possível reunir uma comitiva de peritos para concentrar os trabalhos por uma semana em diferentes áreas do país para acelerar a análise dos casos. A movimentação deve ser feita, principalmente, nas regiões interioranas, onde há menos profissionais disponíveis.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade