Calendário Auxílio Gás: veja quem recebe o benefício HOJE

O Auxílio Gás é um benefício pago pelo governo federal destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social. Confira o calendário de pagamentos.

Nesta terça-feira (14/02), está disponível o Auxílio Gás para os beneficiários com NIS com final 2. Os pagamentos foram antecipados neste mês em decorrência do Carnaval. Confira, ao longo da matéria, o calendário completo dos repasses.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que esse benefício é liberado de maneira bimestral. Assim, como o último pagamento do benefício foi realizado em dezembro do ano passado, o primeiro repasse de 2023 está sendo feito em fevereiro.

Inicialmente, o valor do benefício correspondia a 50% da média do preço do botijão de 13kg. Contudo, desde agosto do ano passado, ele passou a corresponder a 100% do valor preço nacional do produto apurado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Calendário Auxílio Gás de fevereiro: confira todas as datas

Leia também

O valor desse benefício não é fixo, pois depende do levantamento semestral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para este mês de fevereiro, conforme o último cálculo da instituição, o benefício é de R$ 110.

continua depois da publicidade

Os beneficiários recebem o Auxílio Gás seguindo a ordem do último dígito do Número de Inscrição (NIS) do cartão do benefício. Confira o calendário completo:

  • Beneficiário com o NIS final 1: pagamento foi liberado em 13 de fevereiro;
  • Beneficiário com o NIS final 2: pagamento em 14 de fevereiro (HOJE);
  • Beneficiário com o NIS final 3: pagamento em 15 de fevereiro;
  • Beneficiário com o NIS final 4: pagamento em 16 de fevereiro;
  • Beneficiário com o NIS final 5: pagamento em 17 de fevereiro;
  • Beneficiário com o NIS final 6: pagamento em 22 de fevereiro;
  • Beneficiário com o NIS final 7: pagamento em 23 de fevereiro;
  • Beneficiário com o NIS final 8: pagamento em 24 de fevereiro;
  • Beneficiário com o NIS final 9: pagamento em 27 de fevereiro;
  • Beneficiário com o NIS final 0: pagamento em 28 de fevereiro.

Os repasses são realizados pela Caixa Econômica Federal. O banco deposita o pagamento na conta digital ou bancária do beneficiário. Caso não possua acesso a essas opções de conta, será aberta de maneira automática uma poupança social digital.

continua depois da publicidade

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

O primeiro passo para garantir o pagamento do Auxílio Gás é ter inscrição atualizada no CadÚnico. Esse registro deve ser realizado pelo Responsável Familiar, de maneira presencial, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou em um posto de atendimento do município onde reside.

Na ocasião, será necessário apresentar o CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho ou o Título de Eleitor.

As famílias com direito ao auxílio para compra do botijão de gás são, portanto, aquelas que se encaixam nos seguintes critérios:

continua depois da publicidade
  • Famílias com inscrição atualizada no Cadastro Único, o banco de dados do governo federal;
  • Famílias que possuam a renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo, equivalendo a R$ 651 atualmente;
  • Famílias que possuam, em sua composição familiar, beneficiários do BPC, cadastrados ou não no CadÚnico.

O pagamento do benefício para as famílias que compõe o CadÚnico é sempre feito à pessoa responsável pela estrutura familiar, de preferência uma mulher. Nos casos em que a pessoa ganha o BPC, o pagamento é sempre para o titular do benefício ou para o seu responsável legal.

Vale salientar que o Auxílio Gás possui uma verba limitada. Por isso, nem sempre cumprir os requisitos dará acesso ao benefício. A preferência será sempre por mulheres que foram vítimas de violência doméstica.

Para conferir a situação do Auxílio Gás, é possível usar os aplicativos Caixa Tem (Android e iOS) ou Auxílio Brasil (Android e iOS). As informações também podem ser solicitadas pelo telefone, no número 111.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade