Começam nesta segunda-feira (13/02) os pagamentos do primeiro Auxílio Gás de 2023, que é depositado juntamente com o Bolsa Família. O benefício do governo federal é pago a cada dois meses, correspondendo ao valor médio do botijão de 13 kg de gás de cozinha.
O preço é aferido pelo levantamento semestral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que monitora o valor do botijão em todas as regiões do país. Por isso, conforme o último cálculo da instituição, o benefício no mês de fevereiro será de R$ 110.
O Auxílio Gás é sempre depositado em meses pares, por isso o primeiro pagamento de 2023 será agora em fevereiro e não foi em janeiro.
Calendário de pagamentos do Auxílio Gás
Os beneficiários recebem o Bolsa Família e o Auxílio Gás simultaneamente, sempre seguindo a ordem do último dígito do Número de Inscrição (NIS) do cartão do benefício.
O calendário de fevereiro foi antecipado em decorrência do Carnaval. As datas foram divididas da seguinte maneira:
- NIS com final 1: pagamento dia 13 de fevereiro;
- NIS com final 2: pagamento dia 14 de fevereiro;
- NIS com final 3: pagamento dia 15 de fevereiro;
- NIS com final 4: pagamento dia 16 de fevereiro;
- NIS com final 5: pagamento dia 17 de fevereiro;
- NIS com final 6: pagamento dia 22 de fevereiro;
- NIS com final 7: pagamento dia 23 de fevereiro;
- NIS com final 8: pagamento dia 24 de fevereiro;
- NIS com final 9: pagamento dia 27 de fevereiro;
- NIS com final 0: pagamento dia 28 de fevereiro.
Quem tem direito a receber o Auxílio Gás?
Conforme explicado anteriormente, o benefício do Auxílio Gás é pago juntamente com o Bolsa Família. Por isso, os critérios de recebimento são iguais para ambos os programas.
As famílias que têm direito à ajuda de custo com a compra do botijão de gás são, portanto, as que se encaixam nos seguintes critérios:
- Famílias que estão com a inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico), que é o banco de dados do governo federal;
- Famílias cuja renda mensal por pessoa seja de até meio salário mínimo, o que equivale a R$ 651 atualmente;
- Famílias que tenham, em sua casa, pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC), sejam elas cadastradas ou não no CadÚnico.
O pagamento do Auxílio Gás para as famílias que fazem parte do CadÚnico é sempre feito à pessoa responsável pela estrutura familiar, de preferência uma mulher, e que precisa ser indicada no CadÚnico.
Nos casos de pessoa que ganha o BPC, o pagamento é sempre para o titular do benefício ou para o seu responsável legal.
Como consultar o Auxílio Gás?
Para consultar a situação do Auxílio Gás, é possível usar os aplicativos Caixa Tem (Android e iOS) ou Auxílio Brasil (Android e iOS). A consulta também pode ser feita por telefone, pelo número 111.