BPC pode ser transferido para outra pessoa? Entenda as regras

Confira os critérios para receber o BPC em 2023 e entenda se o benefício pode ser ou não transferido para outra pessoa.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), visa garantir um salário mínimo por mês para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.

continua depois da publicidade

A concessão e manutenção do BPC são feitas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mesmo não se tratando de um benefício previdenciário.

Em suma, o BPC/LOAS é destinado a idosos com idade acima de 65 anos, e às pessoas com deficiência, de qualquer idade, que estão impossibilitadas de atuar ou participar em igualdade de condições na sociedade.

Quais as regras para solicitar o BPC?

Leia também

Para ter direito ao BPC o solicitante deve preencher os seguintes requisitos:

continua depois da publicidade
  • Comprovar ser deficiente ou idoso, neste último caso ter no mínimo 65 anos;
  • Possuir rendimento familiar igual a um quarto do salário mínimo;
  • Não estar vinculado a nenhum regime de previdência social;
  • Não receber outro benefício do INSS.

Além disso, para requerer o BPC, o segurado deve estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único), que é um cadastro do Governo Federal para famílias de baixa renda, e pode ser feito no CRAS do seu município.

No momento do cadastramento, uma pessoa ficará como responsável por toda a família e deverá levar o seu CPF e pelo menos um documento de identificação de cada membro familiar.

continua depois da publicidade

O BPC pode ser cancelado?

O benefício será cancelado quando houver constatação de irregularidade na concessão ou utilização. Além disso, poderá ser suspenso quando o beneficiário com deficiência exercer atividade remunerada de acordo com o artigo 21-A da LOAS.

Entretanto, quando encerrar a relação trabalhista ou atividade empreendedora, e quando for o caso, encerrado o pagamento do seguro-desemprego, e não tendo direito o beneficiário a qualquer benefício previdenciário, será possível requerer a continuidade do pagamento do BPC que foi suspenso, sem precisar fazer nova perícia médica ou reavaliação da deficiência e do grau de incapacidade para esse fim.

Além disso, a contratação de pessoa com deficiência como aprendiz não suspende o BPC, contudo o recebimento concomitante do salário e do benefício é limitado a dois anos.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras ou educacionais e a realização de atividades não remuneradas de habilitação e reabilitação, entre outras, também não suspendem o pagamento do BPC.

O BPC pode ser transferido para outra pessoa?

O Benefício de Prestação Continuada não é transferível, ou seja, não gera direito a pensão por morte a herdeiros ou sucessores, e extingue-se com a morte do beneficiário.

Além disso, o BPC não gera direito a pagamento de décimo terceiro, ou seja, o beneficiário somente receberá doze parcelas anuais enquanto mantiver os requisitos que demonstrem a hipossuficiência financeira associada à idade e/ou deficiência.

Como solicitar o BPC?

Depois de realizar o Cadastro Único, basta solicitar o benefício pelo site e aplicativo “Meu INSS”, ou ainda pela Central de Atendimento, ligando no 135. Caso opte pelo site, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse e faça login no site Meu INSS;
  2. Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
  3. Em seguida, clique em “Novo Requerimento”;
  4. Escolha o serviço desejado;
  5. Depois clique em “Atualizar”;
  6. Confira ou altere seus dados e, posteriormente, clique em “Avançar”;
  7. Preencha as informações requisitadas para finalizar seu pedido.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade