Novas regras da Prova de Vida já estão valendo; veja o que muda em 2023

Com as novas regras, a Prova de Vida sofre alterações que vão valer durante todo o ano de 2023; beneficiários devem ficar atentos.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vão ter novas regras para a prova de vida , que já estão valendo e mudando algumas coisas para 2023. A intenção do governo é tornar mais fácil a vida desses beneficiários, que mensalmente devem passar esse procedimento.

continua depois da publicidade

Ferramenta importante, é pela prova de vida que o INSS consegue evitar fraudes e, assim, interromper pagamentos indevidos, a fim de evitar um déficit nas contas da Previdência Social. Nesse sentido, a existência da prova de vida, realizada de forma periódica é essencial para a manutenção dos benefícios previdenciários.

As novas regras da prova de vida foram anunciadas desde outubro do ano passado. Na ocasião, o governo também anunciou como funcionaria o novo procedimento, feito a partir de cruzamento de informações dos beneficiários, disponíveis na base de dados governamental.

Novas regras da prova de vida

Leia também

A partir deste ano de 2023, os beneficiários do INSS, como pensionistas e aposentados, vão ter acesso a um processo mais democrático e fácil para a prova de vida. Essa ferramenta é a garantia de que pagamentos indevidos e fraudes não vão acontecer, a fim de manter os pagamentos em dia.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, os beneficiários não vão precisar sair de casa para realizar a prova de vida, que passa a ser realizada de forma digital. Caso queira executar o procedimento desta maneira, o aposentado ou pensionista do INSS precisa apenas disponibilizar a opção no site do Meu INSS.

O procedimento será feito usando informações mantidas e atualizadas ou administradas por órgãos ou instituições públicas da esfera federal, estadual ou municipal. Também poderá ser usado base de dados privados, desde que exista acordo com o INSS de cooperação.

continua depois da publicidade

O governo, entretanto, ainda não definiu como será a comprovação do beneficiário. Esse assunto ainda será finalizado e passará por um processo de regulamentação dentro do órgão. Quando for finalizado, o governo vai informar como será feito o cruzamento de dados e quais os cuidados adotados pelo beneficiário para a realização da prova de vida automática.

Prova de vida: cruzamento de dados

No final de 2022, o INSS publicou que o processo da prova de vida passaria a ser feito de forma automática, usando o cruzamento de dados localizados na base de dados de órgãos como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de outros órgãos da administração pública.

Desse modo, o INSS utiliza informações sobre os cidadãos que estão em base de dados do governo federal, estadual ou municipal. Sendo assim, o cruzamento de dados feito serve como confirmação se o beneficiário está vivo ou não, portanto se deve receber ou não os pagamentos de benefícios previdenciários.

continua depois da publicidade

Com as novas regras, a partir de agora uma série de ações podem valer como comprovação para a prova de vida de forma automática para beneficiários do INSS:

  • Ter acessado o aplicativo do Meu INSS com o selo ouro ou outros sistemas de órgãos e entidades públicas com controle de acesso e certificações;
  • Ter realizado empréstimo consignado com procedimento biométrico de reconhecimento;
  • Realizar atendimento presencial em agências do INSS ou biométrico em instituições parceiras;
  • Ser vacinado;
  • Ter informações atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Votar nas eleições;
  • Receber benefício social por biometria.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade