Consulta do abono PIS/Pasep deu erro? Veja como resolver o problema

Se você também recebeu uma mensagem de erro ao consultar o abono salarial do PIS/Pasep, não é preciso entrar em desespero; saiba o que fazer.

Já estão liberadas as consultas relacionadas ao abono salarial do PIS/Pasep 2023, relativo ao ano-base de 2021. Para saber se tem direito ao recebimento e consultar os valores, os trabalhadores podem acessar os aplicativos Carteira de Trabalho Digital ou Caixa Trabalhador, que têm a sessão “Consultas” e “Abono Salarial”.

continua depois da publicidade

O problema é que algumas pessoas têm enfrentado dificuldades na hora de consultar os valores do abono do PIS/Pasep, resultando em mensagens de erro.

Essas dificuldades em acessar as informações referentes ao abono têm relação com confusões em alguns fatores, como os requisitos básicos para o recebimento, além de ter os dados atualizados junto à Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e também no e-social. Outro erro comum tem sido os números incorretos do PIS/Pasep.

Como consultar o abono PIS/Pasep 2023

Leia também

Para consultar o abono salarial do PIS/Pasep, é possível usar dois aplicativos, como mencionamos anteriormente.

continua depois da publicidade

Tanto o Caixa Trabalhador quanto o Carteira de Trabalho Digital têm a opção de consulta de benefícios e do abono salarial. Nos aplicativos, é possível saber, também, qual valor será pago, a data de recebimento e o banco que realizará o depósito.

Por que deu erro ao consultar o abono PIS/Pasep?

As eventuais mensagens de erro na hora da consulta do abono salarial têm relação com os números errados do PIS/Pasep. Por isso, é preciso conferir todos os dados com atenção ao realizar a consulta.

continua depois da publicidade

Se os dados estiverem preenchidos corretamente, mas a mensagem de erro continuar a ser exibida, é importante falar com o empregador, para que ele possa conferir se informou os dados corretos do trabalhador ao Rais.

Em caso de informações incorretas informadas pelo empregador, o trabalhador corre o risco de não receber o abono, por isso é imprescindível falar com o RH da sua empresa a respeito desse assunto.

Para consultar os dados de contratação, o trabalhador pode acessar o aplicativo da carteira de trabalho e ir na aba “Contratos”, que exibe todos os dados relativos à contratação no emprego.

continua depois da publicidade

Como saber o número do PIS/Pasep

O número do PIS pode ser localizado no app da Carteira de Trabalho Digital, além dos aplicativos Caixa Trabalhador, FGTS, Caixa Tem ou no site do CNIS e do Meu INSS.

Quem quiser, pode entrar em contato com a central de atendimento da Previdência Social, pelo número telefônico 135. Nesse caso, é preciso escolher a opção 5 e solicitar os dados do PIS/Pasep.

Também é possível ligar para o Caixa Cidadão, pelo 0800-7260207. Esse serviço de teleatendimento funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Quem tem direito a receber o abono salarial PIS/Pasep?

Para poder receber o benefício, é preciso cumprir alguns requisitos, entre os quais estão:

  • Ter trabalhado de maneira formal no ano-base por, pelo menos, 30 dias;
  • Ter recebido até dois salários mínimos por mês como remuneração;
  • Ter cadastro há, pelo menos, cinco anos no PIS/Pasep;
  • O empregador precisa cadastrar seus funcionários na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade