Auxílio Gás terá parcela de R$ 110 em fevereiro? Entenda a previsão

O benefício do Auxílio Gás é pago juntamente com o Bolsa Família, a cada dois meses; veja a previsão do calendário.

O benefício do Auxílio Gás é pago, a cada dois meses, a todas as pessoas que já recebem o Bolsa Família. O intuito é diminuir as despesas da população em relação a gastos básicos, como o botijão de gás.

continua depois da publicidade

Como o produto varia de preço conforme o período e também de acordo com as regiões do país, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza, a cada seis meses, um levantamento de preços do botijão de gás, para chegar a um valor médio do combustível.

Assim, esse valor médio é depositado aos beneficiários a cada dois meses, sempre em meses pares, por isso não houve pagamento do Auxílio Gás em janeiro de 2023.

Conforme o orçamento do governo anterior, de Jair Bolsonaro, o valor do auxílio deveria ser de 50% do preço do botijão, mas uma Medida Provisória foi editada em janeiro deste ano, pelo atual governo, para que o repasse seja de 100%.

continua depois da publicidade
Leia também

Auxílio Gás em 2023

O primeiro depósito relativo ao Auxílio Gás em 2023 será, então, neste mês de fevereiro. O calendário do segundo mês do ano foi antecipado devido ao Carnaval, por isso as famílias receberão o Bolsa Família e o Auxílio Gás entre os próximos dias 13 e 28.

O valor do benefício neste mês vai levar em conta a média nacional do botijão clássico de gás, que é de 13 kg. Entre os meses de agosto de 2022 e janeiro de 2023, a ANP realizou as pesquisas de preço em todo o país e chegou à média nacional do botijão, que foi de R$ 110,23.

continua depois da publicidade

Esse é o valor, portanto, que será pago aos beneficiários do Auxílio Gás no mês de fevereiro.

Calendário do Auxílio Gás em 2023

O pagamento do Auxílio Gás em fevereiro seguirá o mesmo calendário dos depósitos do Bolsa Família. A ordem de recebimento sempre leva em conta o último dígito do Número de Inscrição (NIS) do beneficiário. Ficou assim:

  • NIS com final 1: pagamento dia 13 de fevereiro;
  • NIS com final 2: pagamento dia 14 de fevereiro;
  • NIS com final 3: pagamento dia 15 de fevereiro;
  • NIS com final 4: pagamento dia 16 de fevereiro;
  • NIS com final 5: pagamento dia 17 de fevereiro;
  • NIS com final 6: pagamento dia 22 de fevereiro;
  • NIS com final 7: pagamento dia 23 de fevereiro;
  • NIS com final 8: pagamento dia 24 de fevereiro;
  • NIS com final 9: pagamento dia 27 de fevereiro;
  • NIS com final 0: pagamento dia 28 de fevereiro.

Pente fino no Bolsa Família

Durante os primeiros meses de 2023, haverá um pente fino no banco de dados do CadÚnico, a plataforma do governo que direciona benefícios sociais aos cidadãos inscritos e que cumprem os requisitos.

continua depois da publicidade

Por isso, para continuar recebendo o Bolsa Família e, por consequência, o Auxílio Gás, é preciso manter os dados atualizados junto ao sistema.

Para atualizar a sua situação com o CadÚnico, dirija-se a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade