FGTS: posso fazer o saque mesmo trabalhando?

O FGTS é um dos principais direitos assegurados aos trabalhadores com carteira assinada, auxiliando no orçamento de brasileiros em momentos importantes da vida.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma garantia assegurada a todo trabalhador com carteira assinada. Assim, para proteger o trabalhador regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), é criada uma conta com valores que serão usados em situações específicas.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, o empregador é responsável por manter a conta vinculada ao trabalhador ativa, com depósitos mensais que asseguram a proteção a cada trabalhador. O uso do FGTS se dá em situações específicas, listadas em lei.

Recentemente, a legislação sobre o FGTS mudou, afetando o que se sabia sobre permissão ou não de saques em outras situações. Portanto, algumas dúvidas acontecem, como se é possível fazer o saque do FGTS mesmo trabalhando ou em outras situações.

O que é o FGTS?

Leia também

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma garantia criada para proteger o trabalhador com carteira assinada (CLT), demitido por justa causa. Nesse sentido, o empregador abre uma conta vinculada ao trabalhador e sempre no início de cada mês, os empregadores depositam o valor correspondente a 8% do salário de cada trabalhador.

continua depois da publicidade

Tem direito ao FGTS todo trabalhador brasileiro regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais.

É possível fazer saque do FGTS mesmo trabalhando?

Mesmo o FGTS funcionando como uma garantia para o trabalhador com carteira assinada que foi demitido sem justa causa, o FGTS também permite que se faça o saque do benefício mesmo quando o trabalhador ainda está trabalhando.

Entretanto, o saque do FGTS enquanto o trabalhador está cumprindo o tempo de serviço é permitido em algumas situações. Confira a seguir:

continua depois da publicidade

Saque-aniversário

O saque-aniversário permite ao trabalhador fazer o saque de parte do saldo da conta do FGTS todos os anos, sempre no mês do seu aniversário. Esse direito foi assegurado pela Lei 13.932/19 e a adesão ao saque-aniversário é opcional. Nesse caso, quem não optar pelo saque-aniversário segue a dinâmica tradicional acerca do FGTS (saque-rescisão).

Para comprar imóvel

É permitido aos trabalhadores efetuar o saque do FGTS para pagar uma parte do imóvel. Entretanto, é necessário seguir alguns critérios, como ter no mínimo três anos de carteira assinada, não possuir financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e não ser proprietário de outro imóvel residencial na mesma cidade em que mora ou trabalha.

continua depois da publicidade

Saque emergencial e extraordinário

Essa modalidade de saque foi instituída em razão da pandemia de COVID-19. Nesse sentido, todo o trabalhador titular da conta do FGTS teve direito ao benefício. Dessa forma, sempre que o saque for liberado pelo governo, todo trabalhador terá direito a optar pelo saque emergencial.

Casos de desastres naturais

Sempre que for decretado estado de calamidade pública pelo governo federal, trabalhadores das áreas atingidas têm o direito de realizar esse tipo de saque. Nesse sentido, é permitido ao trabalhador sacar o saldo em conta, desde que a operação não exceda o limite imposto de R$ 6.220,00.

FGTS: outras situações para o saque

Além das situações já citadas, o saque do saldo do FGTS pode ser realizado em outras situações, como a aposentadoria (mesmo que o cidadão continue a trabalhar), ou ao completar 70 anos – trabalhadores têm direito ao saque integral do FGTS mesmo que continuem a trabalhar.

Trabalhadores que tenham sido diagnosticados com alguma doença grave (bem como algum dependente), possuem o direito de sacar o FGTS mesmo enquanto estão trabalhando. Sendo assim, ao ser diagnosticado com alguma doença grave, o saque permitido das contas ativas e inativas do FGTS não tem limite para saque.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade