ID Jovem dá direito a desconto em passagens de ônibus

Criada em 2016 pelo governo federal, a ID Jovem permite aos seus beneficiários ter direito a desconto em passagens de ônibus, além de outros benefícios. Saiba mais.

A Identidade Jovem, ou o chamado ID Jovem, é um documento gratuito, fornecido pela Secretaria Nacional da Juventude, que oferece duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto em transporte coletivo interestadual, seja ele ônibus, trem ou barco. Mas não somente. O documento também permite acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos, além da isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.

continua depois da publicidade

A ID Jovem foi criado pelo governo federal em 2016, com o objetivo de garantir aos seus beneficiários o acesso à cultura, ao esporte, ao lazer e, ainda, à mobilidade. Ou seja, garantir alguns dos direitos defendidos no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).

Desde a sua criação até o momento, 3,2 milhões de carteirinhas da ID Jovem já foram emitidas, sendo que a média mensal de carteiras ativas é de 430 mil. Confira, a seguir, quem tem direito ao documento, como obtê-lo e emiti-lo.

Quem tem direito a ID Jovem?

Leia também

A ID Jovem é destinada aos jovens de baixa renda com idade entre 15 a 29 anos. Mas, para ter direito ao documento, eles precisam ainda cumprir outros requisitos:

continua depois da publicidade
  • Terem renda familiar mensal de até dois salários-mínimos (R$ 2.604 atuais);
  • Estarem inscritos no CadÚnico e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses.

Para obter a ID Jovem, não é necessário estar estudando.

Como obter a ID Jovem?

Para obter a ID Jovem, o interessado deve, primeiro, se cadastrar no Programa Identidade Jovem ou atualizar os seus dados. Para tanto, ele precisa comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua cidade.

Para realizar o cadastro, será preciso apresentar o documento de identificação e Número de Identificação Social (NIS). Porém, na ocasião, o Cras pode solicitar comprovantes de renda e domicílio, além de documentos oficiais. Para saber a relação completa dos documentos necessários, basta o interessado entrar em contato com o Cras de seu município.

continua depois da publicidade

Como emitir a ID Jovem?

Após se cadastrar no Programa Identidade Jovem, o interessado precisa emitir a ID Jovem. Para isso, basta acessar o site ou aplicativo ID Jovem (Android e iOS) e preencher os seguintes dados: NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Pronto, fazendo esse procedimento o jovem conseguirá emitir sua ID Jovem e ter acesso aos benefícios que esse documento oferece.

A ID Jovem tem validade?

A resposta é sim. A ID Jovem é válida por 180 dias. Após esse prazo, o jovem precisará emitir um novo documento. Porém, se ainda continuar a preencher os requisitos exigidos para ser beneficiário.

continua depois da publicidade

Para emitir a nova ID Jovem, basta o beneficiário preencher novamente o formulário “Gerar ID Jovem” com os dados: NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade